Interferência do clima no consumo de opções alimentares em uma Unidade de Alimentação e Nutrição

Autores

  • Barbara Pelicioli Riboldi
  • Virgílio José Strasburg Nutrição - Departamento de Medicina Social - FEEVALE
  • Kelli Pereira Gerber UFRGS
  • Mariele Rizzardi Villani Universidade de Cruza Alta

Palavras-chave:

Alimentação Coletiva, Consumo de alimentos, Serviços de Alimentação

Resumo

Introdução: O comportamento alimentar é dividido em determinantes biológicos, sócio-culturais, antropológicos, econômicos, psicológicos e é também influenciado por fatores de sazonalidade dos alimentos.

Objetivo: Avaliar a diferença nos hábitos de consumo quanto às opções de cardápios alternativos nos meses frios e quentes de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) em Porto Alegre – RS.

Métodos: Foi realizado um estudo descritivo e quantitativo com dados secundários das opções de cardápios extras oferecidos no almoço da UAN: o prato do Chef e o Soft. Foram analisadas a diferença de consumo no ano considerando dois meses frios (junho e julho) e dois meses quentes (outubro e novembro) em 2011. Os dados foram apresentados em frequência e percentagem. A diferença entre os grupos foi avaliada por teste t de Student com nível se significância de 5%.

Resultados: Não foram encontradas diferenças de consumo do prato do Chef nos meses quentes e frios. Entretanto houve diferença entre os meses de junho e outubro (p=0,0008). O consumo dos pratos Soft foi diferente entre os meses frios e quentes (p=0,001). A maior diferença de consumo entre eles foi constatada entre o mês de novembro e julho (p<0,0001).

Conclusão: A identificação de hábitos no consumo alimentar por comensais de uma UAN em diferentes meses do ano, de acordo com as temperaturas de cada estação, é um importante instrumento de controle que permite o desenvolvimento e a avaliação geral dos cardápios a fim de proporcionar um melhor planejamento e gestão na preparação das refeições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelli Pereira Gerber, UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2013-11-06

Como Citar

1.
Riboldi BP, Strasburg VJ, Gerber KP, Villani MR. Interferência do clima no consumo de opções alimentares em uma Unidade de Alimentação e Nutrição. Clin Biomed Res [Internet]. 6º de novembro de 2013 [citado 29º de março de 2024];33(3/4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/40092

Edição

Seção

Artigos Originais