Hemorragia gastrointestinal maciça como manifestação clínica da tuberculose miliar
DOI:
https://doi.org/10.22491/2357-9730.124347Palavras-chave:
Tuberculose miliar, Sangramento gastrointestinal, Tuberculose GastrointestinalResumo
A tuberculose ainda é um problema de saúde pública hoje e pode ter manifestações agudas e crônicas que desafiam as clínicas de várias especialidades médicas. Por ser uma doença de potencial multissistêmico, muitas vezes é negligenciada quando fora do contexto clínico respiratório. Como resultado, foi realizado um relato de caso clínico no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, em 2020, de um paciente com hemorragia gastrointestinal volumosa como manifestação clínica aguda severa da tuberculose miliar e intestinal. Devido à potencial gravidade da tuberculose não diagnosticada e não tratada, sugere-se uma alta suspeita em todos os níveis dos sistemas de saúde (sejam públicos ou privados) com vistas ao diagnóstico precoce, tratamento e prevenção de complicações resultantes da doença.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vinicius Eduardo do Nascimento de Lemos Campos, Alexandre Luis Klamt, Ismael Maguilnik

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).