Polineuropatia diabética assintomática induzida pelo uso crônico de metformina e sua correlação com a vitamina B12
DOI:
https://doi.org/10.22491/2357-9730.123482Palavras-chave:
diabetes mellitus, metformina, vitamina B12Resumo
Introdução: Diabetes Mellitus é doença metabólica, caracterizada pela deficiência absoluta ou relativa de insulina, que acomete cerca de 382 milhões de pessoas em todo mundo, tendo uma das complicações mais comuns a polineuropatia. A Metformina, medicamento amplamente utilizado como tratamento do Diabetes, foi descrita como responsável, em algumas literaturas, por causar ou agravar deficiência de vitamina B12, que está similarmente relacionada ao desenvolvimento de polineuropatia.
Métodos: Nesse sentido, foi conduzido um estudo no município de Soledade – RS, com objetivo de verificar se essa relação é condizente com a realidade da localidade. Foram escolhidos 58 pacientes, dos quais 30 responderam questionários adaptados
baseados na literatura e na Classificação de Neuropatia de Michigan (MNSS-Brasil), então colhidos 5 ml de sangue venoso da fossa antecubital, preparado soro do qual uma alíquota foi separada para determinação bioquímica da vitamina B12.
Resultados: Analisando os resultados, a maioria dos pacientes analisados apresentou sintomas de polineuropatia, e 10% deste, deficiência vitamínica.
Conclusão: nenhuma variável explicou a correlação do uso crônico da Metformina, dose e gênero com a deficiência da vitamina B12, o que indica que não há evidências fortes o suficiente que sustentem esse fato, de acordo com as particularidades da localidade analisada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Liliane de Jesus Mattos, Júlia Breitenbach Diniz, Luciano de Oliveira Siqueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).