Novas tendências de combate ao biofilme de Candida em próteses dentárias

Authors

  • Vanessa Zafaneli Bergamo Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, Departamento de Análises, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Daiane Flores Dalla Lana Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Departamento de Análises, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Bruna Pippi Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, Departamento de Análises, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Irene Clemes Kulkamp Guerreiro Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Departamento de Análises, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Alexandre Meneghello Fuentefria Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, Departamento de Análises, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil. Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Departamento de Análises, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22491/2357-9730.79880

Keywords:

Candida spp., biofilme, estomatite protética, resina acrílica, tratamento

Abstract

Apesar de a espécie Candida albicans ser efetivamente o microrganismo mais frequentemente associado a estomatite protética, as espécies de Candida não albicans já foram isoladas nas superfícies de dentaduras e da mucosa oral de indivíduos com essa lesão eritematosa. A virulência das espécies de Candida e a capacidade de adesão a polímeros acrílicos são condições prévias para a colonização e o desenvolvimento de biofilmes em superfícies de dentaduras. Estudos recentes focam na tentativa de modificação das resinas acrílicas para diminuir a adesão de cepas patogênicas e formadoras de biofilme do gênero Candida spp. Dentro desse aspecto, esta revisão sistematiza o atual panorama epidemiológico da estomatite protética associada ao uso de próteses dentárias, bem como as atuais e novas opções de combate ao biofilme fúngico especializado na adesão desse tipo de biomaterial.

Palavras-chave: Candida spp.; biofilme; estomatite protética; resina acrílica; tratamento

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-07-19

How to Cite

1.
Bergamo VZ, Flores Dalla Lana D, Pippi B, Clemes Kulkamp Guerreiro I, Fuentefria AM. Novas tendências de combate ao biofilme de Candida em próteses dentárias. Clin Biomed Res [Internet]. 2018 Jul. 19 [cited 2025 Aug. 29];38(2). Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/79880

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.