Um ano de pandemia: experiência do Serviço de Nutrição e Dietética de um hospital de referência para atendimento de covid-19
Palavras-chave:
Covid-19, Serviço de Nutrição e Dietética, Plano de contingênciaResumo
Introdução: A pandemia de coronavírus 2019 (COVID-19) trouxe mudanças nas organizações de trabalho em todas as esferas, exigindo a reestruturação das rotinas
e das equipes para atender essa nova demanda. O objetivo foi relatar a experiência do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
(HCPA) e as mudanças vivenciadas durante o primeiro ano de pandemia de COVID-19.
Métodos: Trata-se de um relato de experiência referente à atuação do SND do HCPA de abril de 2020 a março de 2021.
Resultados: Houve aumento do absenteísmo no SND, necessitando ajustes de processos e remanejos. Também houve aumento do consumo de dietas enterais pela
gravidade da situação clínica dos pacientes internados, a redução da capacidade do refeitório de funcionários para seguir os protocolos de distanciamento, o uso de
utensílios descartáveis, mensagens motivacionais aos pacientes, ajustes no processo do banco de leite humano, modificações nos protocolos de avaliação nutricional ao paciente internado e atendimento ambulatorial remoto.
Conclusão: Esta experiência proporcionou ao SND um grande legado de aprendizagem e superação, exigindo importantes adaptações, mantendo a qualidade do atendimento e fortalecendo as relações de trabalho em equipe.
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