Síncope Vasovagal e Suplementação de Sal

Autores

  • Regina Kuhmmer Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Rosmeri Kuhmmer Lazzaretti Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Leandro Ioschpe Zimerman Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Palavras-chave:

Síncope vasovagal, suplementação de sal, tolerância ortostática

Resumo

Síncope é definida como uma perda súbita e breve da consciência e do tônus postural devido à hipoperfusão cerebral. A síncope vasovagal é a causa mais comum de síncope entre todas as etiologias. A incidência pode variar de 21 a 35%, acometendo geralmente pessoas jovens e saudáveis. A fisiopatologia da síncope vasovagal não está completamente esclarecida, contudo, pode ser explicada por vasodilatação e bradicardia reflexo-mediada. Estudos vêm sendo desenvolvidos na tentativa de se encontrar melhores formas de abordagem terapêutica para essa disautonomia, muitas vezes resistente aos tratamentos propostos. Agentes farmacológicos são utilizados, mas a eficácia é questionável e os efeitos adversos são comuns. Até o momento, dispõe-se de poucos estudos randomizados os quais envolvem, na maioria das vezes, pequeno número de pacientes. Medidas terapêuticas têm sido propostas para prevenção de recorrências, como orientações gerais não farmacológicas, reconhecimento dos pródromos e fatores desencadeantes, programas de treinamento fisico e postural, aumento da ingestão hídrica e de sal. Alguns achados sugerem que exista influência da suplementação de sal em parâmetros clínicos da síncope vasovagal. O mecanismo pelo qual a administração de sal previne a síncope não é bem conhecido, embora sua eficácia seja atribuída à expansão de volume extracelular. A suplementação de sal pode aumentar o peso corpóreo, o volume plasmático, a tolerância ortostática e a pressão arterial na posição ortostática. Entretanto, um subgrupo específico de pessoas nas quais os sintomas não são devidamente controlados necessita de intervenção farmacológica e não farmacologia. Em geral, obtêm-se bons resultados terapêuticos com mudanças nos hábitos alimentares e comportamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Kuhmmer, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Programa de Pós-Graduação em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Rosmeri Kuhmmer Lazzaretti, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Programa de Pós-Graduação em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Leandro Ioschpe Zimerman, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Faculdade de Medicina e Programa de Pós-Graduação em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2008-09-05

Como Citar

1.
Kuhmmer R, Lazzaretti RK, Zimerman LI. Síncope Vasovagal e Suplementação de Sal. Clin Biomed Res [Internet]. 5º de setembro de 2008 [citado 27º de setembro de 2022];28(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/3700

Edição

Seção

Artigos de Revisão