Evolução do Estado Nutricional de Pacientes com Fibrose Cística em Uso de Suplementação Nutricional por Gastrostomia

Autores

  • Míriam Isabel Souza dos Santos Simon Serviço de Nutrição e Dietética - Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Michele Drehmer Programa de Pós-Graduação de Epidemiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila Caetano de Moura Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Sandra Helena Machado Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Anneliese Hoffmann Unidade de Pneumologia Pediátrica, Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Claudio Druck Ricachinewsky de Pneumologia Pediátrica, Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Elenara da Fonseca Andrade Procianoy Unidade de Pneumologia Pediátrica, Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Fernando Antônio de Abreu e Silva Unidade de Pneumologia Pediátrica, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Palavras-chave:

Fibrose cística, estado nutricional, gastrostomia

Resumo

Introdução: A nutrição tem papel essencial na sobrevida e qualidade de vida de pacientes com Fibrose Cística (FC). O Objetivo desse estudo foi acompanhar a evolução do estado nutricional de pacientes com FC em uso de suplementação nutricional por gastrostomia.
Métodos: Estudo longitudinal retrospectivo com todos os pacientes com FC e em uso de suplementação nutricional com dieta hipercalórica por gastrostomia em um centro de referência no sul do Brasil. Os pacientes foram acompanhados nos períodos de 6 meses antes, no momento da instalação da gastrostomia, 6 meses, 1 ano e 2 anos após o procedimento. Os parâmetros nutricionais utilizados foram escore Z para peso/idade e estatura/idade, percentil de índice de massa corpórea (PIMC), além de medidas de composição corporal. Foram obtidos dados de função pulmonar e de ingestão alimentar.
Resultados: Foram avaliados dez pacientes, sendo sete (70%) do sexo masculino. A idade média da instalação da gastros-tomia foi de 9,8 (3,8) anos. O ganho de peso foi de 8,35 Kg (P =0,007) e o de estatura de 16,2cm (P<0,001). O PIMC passou de 14,2 para 27,1 no período de 2 anos e meio (P =0,282). Com relação à composição corporal houve aumento da reserva muscular e de gordura.  Houve queda não significativa na função pulmonar ao longo do tempo.  A média de calorias ofertadas comparada com a recomendação alimentar diária passou de 111,6% (24,6) para 157,7% (37,86) (P =0,048).
Conclusão: A suplementação nutricional por gastrostomia resultou em significativo ganho de peso e estatura, bem como aumento da reserva muscular e de gordura, no entanto não houve melhora ou estabilização da função pulmonar nesse gru-po de pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-07-2010

Como Citar

1.
Simon MIS dos S, Drehmer M, Moura CC de, Machado SH, Hoffmann A, Ricachinewsky CD, et al. Evolução do Estado Nutricional de Pacientes com Fibrose Cística em Uso de Suplementação Nutricional por Gastrostomia. Clin Biomed Res [Internet]. 26º de julho de 2010 [citado 17º de julho de 2025];30(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/13405

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.