Grupo de Orientações aos Familiares de Pacientes Adultos com Seqüelas Neurológicas: Ausência nas Reuniões
DOI:
https://doi.org/10.22491/2357-9730.2062Palavras-chave:
Educação em saúde, Família, Enfermagem, Idoso, Seqüela neurológicaResumo
As doenças neurológicas podem afetar as pessoas causando seqüelas que, muitas vezes, necessitam de cuidados especi-ais no domicílio. A família é parte desse processo de cuidado e, por isso, o Grupo de Orientações aos Familiares de Pacientes Adultos com Seqüelas Neurológicas promove orientações individualizadas aos familiares, visando ao seu cuidado. Com o objetivo de conhecer quais dificuldades levam os familiares desses pacientes a não comparecerem às reuniões de orientação, desenvolveu-se estudo qualitativo no qual foram entrevistados cinco familiares de pacientes internados e atendidos pelo grupo. A análise de conteúdo de suas falas revelou duas categorias: dificuldade em deixar o paciente sozinho e pouca disponibilidade para cuidar do paciente. Os resultados evidenciam a necessidade de desenvolver as ações do grupo prioritariamente à beira do leito, levando em consideração a não participação de familiares nas reuniões e a necessidade desses receberem orientações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-04-2008
Como Citar
1.
Schroeter D, Echer IC, Graciotto A, Gomes CJ. Grupo de Orientações aos Familiares de Pacientes Adultos com Seqüelas Neurológicas: Ausência nas Reuniões. Clin Biomed Res [Internet]. 30º de abril de 2008 [citado 28º de agosto de 2025];28(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/2062
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).