APLICATIVOS MÓVEIS DESENVOLVIDOS PARA A GESTÃO INTRA-HOSPITALAR DE PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
Aplicativos móveis, Gestão hospitalar, Acidente Vascular CerebralResumo
Introdução: o uso de tecnologias móveis e sem fio para apoiar a realização dos objetivos de saúde é uma tendência dentro da e-saúde. Existem lacunas de conhecimento adicionais no uso emergente de smartphones para a gestão e monitoramento de doenças crônicas como o acidente vascular cerebral, principalmente dentro do ambiente hospitalar. Objetivo: revisar sistematicamente os estudos desenvolvidos com a interação de aplicativos móveis para a gestão de pacientes hospitalizados com acidente vascular cerebral. Métodos: essa revisão sistemática seguiu as recomendações preconizadas pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). A pesquisa com estudos existentes foi realizada em dezembro de 2022 nas bases de dados eletrônicas Medline/Pubmed e Embase, além de busca manual às referências de estudos já publicados sobre o assunto. Resultados: foram encontrados 207 estudos e após análise dos critérios de inclusão e exclusão, 6 foram incluídos para análise completa. Conclusão: foram encontrados indícios de que o uso de aplicativos móveis pode acelerar os tempos de atendimento de pacientes internados com acidente vascular cerebral, diminuindo a morte neuronal, melhorando a mortalidade hospitalar, diminuindo a hemorragia intracraniana e contribuindo para um retorno precoce para a casa dos pacientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Gerson Pires Dorneles, Lisandra Sanzi Aquino, Alexandre Simões Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).