Avaliação da satisfação dos pacientes com o telediagnóstico em oftalmologia

Authors

  • Maria Eulália Vinadé Chagas Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3291-3571
  • Cassia Garcia Moraes Pagano Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Hilda Maria Rodrigues Moleda Constant Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9349-4203
  • Vanessa Cristina Jacovas Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3611-4494
  • Roberto Umpierre Núcleo de Telessaúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Maria Cristina Cotta Matte Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Lucas Matturro Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Luana Pereira Ribeiro Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Marcio Gustavo Santanna da Silva Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Alice Paul Waquil Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4959-1433
  • Taís de Campos Moreira Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0968-9599
  • Felipe Cezar Cabral Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4648-1228

DOI:

https://doi.org/10.22491/2357-9730.128827

Keywords:

Satisfação do Paciente, Teleoftalmologia, Atenção à Saúde, Telemedicina

Abstract

Introdução. A partir do uso de telemedicina é necessário obter os indicadores da satisfação dos serviços prestados a fim de descobrir se a qualidade do cuidado está sendo levada em consideração, bem como a equidade no acesso e promoção à saúde e tempo de espera para os atendimentos. O objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação dos usuários de um programa de teleoftalmologia no Rio Grande do Sul, utilizando um questionário validado para avaliação da satisfação por telemedicina previamente traduzido e adaptado culturalmente.

Métodos. Foi realizado um estudo transversal, com pacientes atendidos nos pontos de telediagnóstico oftalmológico realizado via telemedicina síncrona. As respostas do questionário variam de 1 a 5, o resultado é avaliado pela média ou mediana de todos os itens, quanto maior a média, maior a satisfação.

Resultados. A amostra foi composta de 355 pacientes, sendo 238 (67%) do sexo feminino e a idade média foi de 43,92 anos (DP±13,39). Com relação a satisfação, a mediana total do escore de avaliação foi de 4,71 (IIQ: 4,65-4,72) o que indica um índice de satisfação elevado com o serviço de oftalmologia por telemedicina.

Conclusões. A satisfação elevada dos pacientes demonstra que esse modelo pode ser implementado em outros locais do Brasil, pois atende as expectativas dos pacientes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Hilda Maria Rodrigues Moleda Constant, Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil.

Responsabilidade Social - PROADI-SUS, Hospital Moinhos De Vento, Porto Alegre, RS

Published

2023-11-29

How to Cite

1.
Vinadé Chagas ME, Garcia Moraes Pagano C, Rodrigues Moleda Constant HM, Jacovas VC, Umpierre R, Cotta Matte MC, et al. Avaliação da satisfação dos pacientes com o telediagnóstico em oftalmologia. Clin Biomed Res [Internet]. 2023 Nov. 29 [cited 2025 Aug. 28];43(3). Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/128827

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.