Avaliação da satisfação dos pacientes com o telediagnóstico em oftalmologia
DOI:
https://doi.org/10.22491/2357-9730.128827Keywords:
Satisfação do Paciente, Teleoftalmologia, Atenção à Saúde, TelemedicinaAbstract
Introdução. A partir do uso de telemedicina é necessário obter os indicadores da satisfação dos serviços prestados a fim de descobrir se a qualidade do cuidado está sendo levada em consideração, bem como a equidade no acesso e promoção à saúde e tempo de espera para os atendimentos. O objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação dos usuários de um programa de teleoftalmologia no Rio Grande do Sul, utilizando um questionário validado para avaliação da satisfação por telemedicina previamente traduzido e adaptado culturalmente.
Métodos. Foi realizado um estudo transversal, com pacientes atendidos nos pontos de telediagnóstico oftalmológico realizado via telemedicina síncrona. As respostas do questionário variam de 1 a 5, o resultado é avaliado pela média ou mediana de todos os itens, quanto maior a média, maior a satisfação.
Resultados. A amostra foi composta de 355 pacientes, sendo 238 (67%) do sexo feminino e a idade média foi de 43,92 anos (DP±13,39). Com relação a satisfação, a mediana total do escore de avaliação foi de 4,71 (IIQ: 4,65-4,72) o que indica um índice de satisfação elevado com o serviço de oftalmologia por telemedicina.
Conclusões. A satisfação elevada dos pacientes demonstra que esse modelo pode ser implementado em outros locais do Brasil, pois atende as expectativas dos pacientes.
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Copyright (c) 2023 Maria Eulália Vinadé Chagas, Cassia Garcia Moraes Pagano, Hilda Maria Rodrigues Moleda Constant, Vanessa Cristina Jacovas, Roberto Umpierre, Maria Cristina Cotta Matte, Lucas Matturro, Luana Pereira Ribeiro, Marcio Gustavo Santanna da Silva, Alice Paul Waquil, Taís de Campos Moreira, Felipe Cezar Cabral

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