ADESÃO À FARMACOTERAPIA, QUE UNIVERSO É ESSE? UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

Palavras-chave:

Revisão narrativa, Adesão ao tratamento medicamentoso, Terminologia

Resumo

Com o objetivo de mapear a literatura existente de adesão à farmacoterapia, esta revisão narrativa foi conduzida sem limitação temporal, por meio de buscas realizadas nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Scielo e Google Acadêmico. Utilizaram-se os descritos em Ciências da Saúde (DeCS) (Medication Adherence e Adesão à Medicação; Patient Compliance e Cooperação do Paciente; Terminology and Terminologia); os termos MESH (medication adherence, patient compliance, terminology); e outros termos gerais. Apesar de existir uma vasta literatura sobre o conceito de adesão à farmacoterapia não há um consenso padrão estabelecido. Os termos compliance, adherence e concordance têm sido utilizados erroneamente como termos intercambiáveis de adesão à farmacoterapia. Alguns autores categorizam a não-adesão em intencional e não intencional; outros em repetida ou esporádica ou, ainda, em primária ou secundária. A adesão é um comportamento multifatorial complexo que é influenciado por diversos fatores, que muitas vezes são controversos e inconsistentes nas publicações. Apesar do existir um universo rico e promissor no campo de adesão à farmacoterapia, há muita complexidade e contradição. Muito do que se reporta à adesão é de certa forma fragmentado e controverso o que dificulta a análise deste processo como um todo.

Palavras-chave: revisão narrativa; adesão à medicação; terminologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Soldatelli Oliboni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Mauro Silveira de Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-07-19

Como Citar

1.
Oliboni LS, de Castro MS. ADESÃO À FARMACOTERAPIA, QUE UNIVERSO É ESSE? UMA REVISÃO NARRATIVA. Clin Biomed Res [Internet]. 19º de julho de 2018 [citado 28º de junho de 2022];38(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/80552

Edição

Seção

Artigos de Revisão