Investigação seletiva de 18 mil pacientes brasileiros de alto risco para a detecção de erros inatos do metabolismo

Autores

  • Janice C. Coelho
  • Maira G. Burin
  • Moacir Wajner
  • Carmem R. Vargas
  • Fernanda T. S. Souza
  • Roberto Giugliani

Palavras-chave:

Erros inatos do metabolismo, investigação seletiva, genética bioquímica

Resumo

OBJETIVOS: O número de erros inatos do metabolismo (EIM) diagnosticados está crescendo constantemente devido ao aperfeiçoamento e disponibilidade das técnicas laboratoriais. Em 1982, foi estabelecido em Porto Alegre, Brasil, um laboratório para a detecção de EIM e este tornou-se um centro de referência nacional para o diagnóstico destes distúrbios. O objetivo deste trabalho é registrar os EIM mais freqüentes diagnosticados em nosso país.
MATERIAL E MÉTODOS: Dezoito mil pacientes apresentando sinais e/ou sintomas sugestivos de um EIM foram investigados em nosso laboratório de 1982 a 2000, utilizando-se protocolos específicos que incluíam testes para a detecção de glicosaminoglicanos (GAGS), aminoácidos, açúcares,
oligossacarídios, sialiloligossacarídios, ácidos orgânicos e outros metabólitos.
RESULTADO: Dezessete mil oitocentos e vinte e dois pacientes completaram a imvestigação bioquímica e em 1.460 casos (8,5%) foi detectado um EIM. Os grupos de EIM de maior freqüência em nossa amostra foram as doenças lisossômicas de depósito (59,4%) e as aminoacidopatias (18,8%). Os distúrbios mais freqüentes foram a doença de Gaucher, a gangliosidose GM1, a mucopolissacaridose tipo I, a fenilcetonúria clássica, a mucopolissacaridose tipo VI e a mucopolissacaridose tipo II.
CONCLUSÕES: Esse estudo mostrou que o estabelecimento de centros de referência para a investigação de doenças genéticas raras é adequado para o estudo de EIM em países em desenvolvimento como o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-07-22

Como Citar

1.
C. Coelho J, G. Burin M, Wajner M, R. Vargas C, T. S. Souza F, Giugliani R. Investigação seletiva de 18 mil pacientes brasileiros de alto risco para a detecção de erros inatos do metabolismo. Clin Biomed Res [Internet]. 22º de julho de 2022 [citado 4º de junho de 2023];21(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/126026

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>