Insuficiência renal aguda por sulfadiazina
Relato de Caso
Palavras-chave:
Insuficiência renal, sulfadiazina, nefrotoxicidade, toxoplasmoseResumo
Sulfadiazina e pirimetamina são drogas importantes para o tratamento da toxoplasmose cerebral. Estamos descrevendo o caso de um paciente que desenvolveu insuficiência renal aguda por precipitação de cristais de sulfadiazina e formação de cálculos renais. O diagnóstico do quadro de insuficiência renal aguda foi clínico e laboratorial, sendo importante a presença de inúmeros cristais de sulfadiazina no exame comum de urina e de cálculos renais observados na ecografia abdominal. O tratamento foi conservador com a suspensão da sulfadiazina, alcalinização da urina e hidratação, com rápida recuperação da função renal. Fazemos uma breve revisão da literatura e discutimos alguns pontos relacionados com o diagnóstico, prevenção e tratamento da insuficiência renal aguda secundária ao uso de sulfadiazina. As complicações
renais do uso de sulfas podem ser prevenidas com adequada hidratação e alcalinização da urina. Como os casos de encefalite pro toxoplasma têm aumentado ultimamente, o uso da sulfadiazina também tem se tornado mais freqüente e portanto a incidência
de complicações da cristalúria pode se tornar maior se medidas de prevenção não forem tomadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).