Elevada taxa de insegurança alimentar em unidades de triagem de resíduos no sul do Brasil
Insegurança Alimentar em Recicladores
Palavras-chave:
Segurança alimentar e nutricional, Vulnerabilidade social, Gerenciamento de resíduosResumo
Introdução: No Brasil, existem poucos estudos com recicladores de Unidades de Triagem de Resíduos (UTRs). Vários fenômenos sociais têm sido associados ao aumento da Insegurança Alimentar (IA) em países menos desenvolvidos. O estudo tem como objetivo descrever a prevalência de insegurança alimentar em recicladores.
Métodos: Estudo transversal realizado com adultos associados de duas UTRs na cidade de Porto Alegre, sul do Brasil, entre 2017 a 2018. Todas as coletas ocorreram nas UTRs. Os indivíduos tiveram seu estado nutricional avaliado por medidas antropométricas através da aferição de peso, altura e circunferência da cintura. A taxa de Insegurança Alimentar foi avaliada pela Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) e o risco para uso de substâncias foi avaliado pelo Alcohol, Smoking
and Substance Involvement Screening Test (ASSIST).
Resultados: Foram avaliados 123 sujeitos, com idade média de 35 ± 13,4 anos, sendo 66% do sexo feminino. Foi identificada uma taxa de IA de 74%, sendo que destes, 16% apresentaram Insegurança Alimentar Grave. Cerca de 57% dos
participantes apresentaram sobrepeso ou obesidade e 48% circunferência da cintura aumentada. Em relação ao uso de substâncias, 60,5% relataram abuso de tabaco e 14% de álcool.
Conclusão: São necessárias intervenções multidisciplinares para prevenir as situações encontradas e a implementação de políticas públicas voltadas para os atos de promoção da saúde na população de recicladores. É fundamental que tanto a sociedade, quanto o governo reconheçam a existência destes problemas para que medidas efetivas possam ser instituídas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cássia Soares, Mestra, Mestre, Dra., Dra.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).