A pesquisa como qualificação do trabalho docente na educação básica

Autores

  • Rejane Reckziegel Ledur Secretaria Municipal de Educação — SME, Canoas/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.128627

Palavras-chave:

Pesquisa em educação e arte, Professor reflexivo, Educação básica, Saberes em diálogo

Resumo

O artigo reflete sobre a importância da pesquisa na formação do professor da educação básica, tendo como referência a trajetória profissional e acadêmica da autora como pesquisadora e dialoga com as discussões no campo da pesquisa educacional que problematizam o papel do professor pesquisador e do professor reflexivo, evidenciando a possibilidade de coexistência destes papéis na escola.  Relata pesquisas acadêmicas e colaborativas realizadas no âmbito da educação básica oriundas da problematização da prática docente como possibilidade de construção de conhecimento e produção de sentidos sobre a arte e a educação.

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Biografia do Autor

Rejane Reckziegel Ledur, Secretaria Municipal de Educação — SME, Canoas/RS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2013), Mestre em Educação (UFRGS - 2005) e Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (UFRGS - 1992). Diretora Institucional da Federação de Arte/Educadores do Brasil (FAEB) - Gestão 2022/2023. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS). Professora aposentada da Rede Municipal de Ensino de Canoas (RS). Atuou como professora no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da ULBRA/Canoas (2012 a 2018). Possui experiência nas áreas de Educação, Artes e Cultura, principalmente no ensino de Artes Visuais e na formação continuada de professores, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: ensino de arte, produção de sentido, formação de professores e arte contemporânea.

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Publicado

2022-11-24

Como Citar

LEDUR, R. R. A pesquisa como qualificação do trabalho docente na educação básica. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.128627. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/128627. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê GEARTE: 25 anos