Ensino da Arte: um exercício de reflexão e escrita de si
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.63588Palavras-chave:
Ensino de Arte. Escrita de Si. Formação Docente. Ensino Superior.Resumo
O presente texto trata de uma reflexão a respeito do ensino da arte na universidade, considerando a perspectiva de autoformação docente e de uma escrita de si. O estudo tem como fonte de análise documentos e dados decorrentes do projeto de pesquisa Revisitando o Instituto de Letras e Artes (ILA-1969-2010), que objetiva contextualizar historicamente e valorizar as histórias de vida e de ensino dos docentes dos cursos de artes da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa utiliza como aporte teórico pensadores como Bourdieu e Josso, valorizando a abordagem da escrita de si e elementos que configuram o meio acadêmicos, que influenciam as metodologias de ensino. O texto apresenta uma análise do acervo pessoal de documentos da professora Myriam Anselmo, que atuou no Instituto de Letras e Artes até 1990.
Downloads
Referências
BERGSON, Henri. Memória e Vida. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BOURDIEU, Pierre. Homo Academicus. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.
Caderno de anotações de Myriam Anselmo - nov/1980 a dez./1982.
Caderno de anotações de Myriam Anselmo – 1983
FRANCO, Janice Pires Corrêa. Memória de Marina. Pelotas: Editora Livraria Mundial, 2008.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual. Porto Alegre: Mediação, 2007.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação.Coleção Pesquisa AutoBiográfica: Paulus/EDUFRN, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.