Ensino da Arte: um exercício de reflexão e escrita de si

Autores

  • Ursula Rosa da Silva Universidade Federal de Pelotas — UFPel, Pelotas/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.63588

Palavras-chave:

Ensino de Arte. Escrita de Si. Formação Docente. Ensino Superior.

Resumo

O presente texto trata de uma reflexão a respeito do ensino da arte na universidade, considerando a perspectiva de autoformação docente e de uma escrita de si. O estudo tem como fonte de análise documentos e dados decorrentes do projeto de pesquisa Revisitando o Instituto de Letras e Artes (ILA-1969-2010), que objetiva contextualizar historicamente e valorizar as histórias de vida e de ensino dos docentes dos cursos de artes da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa utiliza como aporte teórico pensadores como Bourdieu e Josso, valorizando a abordagem da escrita de si e elementos que configuram o meio acadêmicos, que influenciam as metodologias de ensino. O texto apresenta uma análise do acervo pessoal de documentos da professora Myriam Anselmo, que atuou no Instituto de Letras e Artes até 1990.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ursula Rosa da Silva, Universidade Federal de Pelotas — UFPel, Pelotas/RS, Brasil

Professora Associada na Universidade Federal de Pelotas, desde 1995. Diretora do Centro de Artes da UFPel, desde 2013. É professora do programa de Mestrado em Artes Visuais (UFPel), atuando na linha de Ensino da Arte e Educação Estética

Referências

BERGSON, Henri. Memória e Vida. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BOURDIEU, Pierre. Homo Academicus. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.

Caderno de anotações de Myriam Anselmo - nov/1980 a dez./1982.

Caderno de anotações de Myriam Anselmo – 1983

FRANCO, Janice Pires Corrêa. Memória de Marina. Pelotas: Editora Livraria Mundial, 2008.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual. Porto Alegre: Mediação, 2007.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação.Coleção Pesquisa AutoBiográfica: Paulus/EDUFRN, 2010.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

SILVA, U. R. da. Ensino da Arte: um exercício de reflexão e escrita de si. Revista GEARTE, [S. l.], v. 3, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/2357-9854.63588. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/63588. Acesso em: 28 mar. 2024.