Práticas que convidam a olhar e a pensar relações e sentidos construídos pela criança em sua experiência de desenhar na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.92437Palavras-chave:
Práticas. Experiência de Desenhar. Educação Infantil.Resumo
Este artigo apresenta relações que se inspiram em Derrida (2002) para pensar a prática do desenho e a constituição da experiência de desenhar pela criança, tendo como foco situações educativas na educação infantil, com crianças entre 20 meses e 36 meses. Propõe as narrativas visuais (COUTINHO, 2010; VIEIRA, 2016) como metodologia para apresentar elementos que compõem as situações educativas em foco, e partir das dimensões da filosofia e da estética (BENJAMIN, 1986; DERRIDA, 2002; BACHELARD, 2008; 2013), analisa os aspectos implicados nas práticas (RICHTER, 2016) a fim de compreender a constituição da experiência infantil. E ainda, delineia elementos estruturadores das práticas "Contexto de Grafismo" e "Contexto de Observação ao Ar Livre" pela evidência de uma didática pertinente ao que postulam as DCNEI, e por apresentar referentes da cultura plástica e propiciar a emersão de conteúdos subjetivos representados pelo imaginário infantil, configurando uma inter-relação de Campos de Experiências.Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das forças. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Arte e Comunicação, Lisboa: ed. 70,1980.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BRASIL. Diretrizes Curriculares, Nacionais para a Educação Infantil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n. 5, 17 de dezembro de 2009.
DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível (1979-2004). Editora UFSC, 2012, p. 65 a 89.
OLIVEIRA, Zilma M. R. de. Campos de Experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. São Paulo: Fundação Santillana, 2018.
RICHTER, Sandra. Traçar, riscar e rabiscar: experiência de desenhar na educação infantil. In: ACHE, Viviane; GALLINA, Simone F. da S.; WESCHENFELDER, Noeli (Orgs.). Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil. Santa Maria: UFSM; Brasília: MEC, 2016.
VIEIRA, Daniele M. Imagens da experiência educativa de professores da educação infantil no espaço-ambiente do Proinfância. 2016. 228 f. Tese (Doutorado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.
















