Luz na escuridão: da leitura à apreensão de sentidos
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.80943Abstract
Comecei a tirar melhores fotos quando ouvi alguém dizer “fotografia é luz”. Não sei se é uma frase célebre, um dito de algum famoso fotógrafo, ou apenas a maior das obviedades. Mas é preciso que alguém diga ou, melhor, mostre para outro alguém, quem sabe para alguém que pode vir a saber, para que o conhecimento se dissemine. Perceba-se: mostre, e não ensine. Isto porque o ensinar nem sempre coincide com o aprender; e mostrando-se o que se pretende que esse segundo alguém apreenda, talvez implique um aprendizado mais consistente. Luz lançada sobre a escuridão, em duplo sentido, pois lembra o momento bíblico no qual (Gênesis,1:3) Deus, lançando pela primeira vez a luz sobre a escuridão, diz: fiat lux et facta est lux", ou seja, faça-se a luz e a luz foi feita.
Downloads
References
HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2001.
LANDOWSKI, Eric. O olhar comprometido. Galáxia, São Paulo, n. 2, p. 19-56, 2001.
LANDOWSKI, Eric. Para uma semiótica sensível. Educação & Realidade, Porto Alegre, n. 30, n. 2, p. 93-106, jul-dez 2005.
LANDOWSKI, Eric. Com Greimas: interações semióticas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
OLIVEIRA, Ana Claudia. Visualidade: entre significação sensível e inteligível. Educação & Realidade, Porto Alegre, n. 30, n.2, p. 107-122, jul-dez, 2005.
RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra Regina. Leitura de imagem para a educação. São Paulo: PUCSP, 1998. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica). Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.
RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra Regina. Imagem também se lê. São Paulo: Rosari, 2010. 2a. reimpressão.
RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra Regina. Imagem também se lê. In: DA ROS, Silvia Zanatta; MAHEIRIE, Kátia; ZANELLA, Andréa Vieira. (Orgs.). Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em) experiência. 1a. ed. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2006. p. 209-220.
RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra Regina. Sentidos de uma teoria do sentido no campo das linguagens visuais. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de. (Org.) Do sensível ao inteligível: duas décadas de construção do sentido. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014. p. 195-210.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Readers are free to download, print and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention of the author (s) and GEARTE Journal and that there is no change in the original work. Any other use of the texts must be approved by the author (s) and the Journal. Upon submitting an article to GEARTE Journal and having it approved, the authors agree to assign, without remuneration, the following rights to the Journal: authors are allowed to publish and distribute their work online in institutional/disciplinary repositories or on their personal page.
This journal uses a Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.