Relações intertextuais e sentidos dialógicos

Autores

  • Luzinete Carpin Niedzieluk Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC
  • Sandra Regina Ramalho e Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.71451

Palavras-chave:

Dialogismo, Intertextualidade, Hiato, Textos Sincréticos

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar como os textos sincréticos ou multimodais dialogam em si mesmos para produzir sentidos, apontando tanto movimentos dialógicos de aproximação, como os sentidos gerados nos espaços intervalares – hiatos, isto é, as complexas relações intertextuais ou interdiscursivas instauradas entre textos de linguagens estéticas distintas. Apresenta-se uma breve revisão bibliográfica sobre conceitos que fundamentam a pesquisa como texto, enunciado, discurso, dialogismo, intertextualidade, interdiscursividade, polifonia, multimodalidade, sincretismo, hiato de acordo com autores como Bakhtin e Volochinov (1999), Kristeva (1974), Fiorin (1994); Landowski (2004), Ramalho e Oliveira (2016). A metodologia é qualitativa, descritiva e dialógica; o objeto empírico analisado é uma tira de histórias em quadrinhos. Como resultados, apontam-se efeitos de sentido gerados a partir das relações dialógicas e dos hiatos. 

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Biografia do Autor

Luzinete Carpin Niedzieluk, Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC

Pós-doutoranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/CEART/UDESC). Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFSC). Membro do grupo de pesquisa CNPq Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares – (NEST/UDESC). Mestre em Linguística Textual pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFSC). Graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina e em Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas Universidade Federal de Santa Catarina. 

Sandra Regina Ramalho e Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo (1998), com pós-doutoramento na França, em Semiótica Visual (2002). Pesquisadora e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, atua na Graduação e no Mestrado em Artes Visuais como professora e orientadora. Autora dos livros Imagem também se lêModa também é textoSentidos à mesa Diante de uma imagem, organizou, em coautoria, oito outros títulos de livros. Foi Coordenadora do PPGAV/UDESC, Presidente da ANPAP (2007–2008) e é consultora da CAPES. 

 

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

NIEDZIELUK, Luzinete Carpin; RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra Regina. Relações intertextuais e sentidos dialógicos. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.71451. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/71451. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

Semiótica e Ensino de Artes Visuais