O Teachers College e sua influência na modernização da educação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.46544Palavras-chave:
Ensino da Arte, Teachers College, EducaçãoResumo
A partir de uma pesquisa empreendida junto a documentos raros e arquivos do Teachers College, da Columbia University de New York, é possível verificar as influências exercidas por essa Instituição no ensino de arte dos Estados Unidos e sua relação com o Brasil desde o século XIX. Muitos pensadores que atuaram no TC e cujas ideias são referenciais na história da educação, contribuiram significativamente para o pensamento educacional das Américas, o que linclui o Brasil, entre eles pode-se destacar John Dewey. Algumas atividades epistolares de brasileiros que estudaram no TC são relatadas no decorrer do texto, de modo a elucidar aspectos da atuação de professores e alunos do Teachers College. Entre outras, na segunda metade dos anos 20, houve um significativo intercâmbio, conhecido como “Embaixada de Minas Gerais”, que levou para o Teachers College cinco jovens professoras de Belo Horizonte. Cabe destacar aqui as percepções e impressões acerca da arte, de uma dessas alunas, Profa. Alda Lodi, obtidas através de entrevista, como também algumas cartas da jovem estudante Benedicta Valladares, diante da realidade vivenciada no Teachers College.
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