Uma agenda feminista para um ensino de arte encarnado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.126657

Palavras-chave:

Ensino de Arte, Formação de professores., Ensino das Artes Visuais., Feminismos., Decolonialidade.

Resumo

Este artigo apresenta o processo de ensino/aprendizagem/investigação que ocorre no componente curricular Ensino de Arte na formação de professores. De abordagem metodológica narrativa, elabora uma agenda feminista com o intuito de potencializar modos outros de pensar esse processo. A agenda feminista se compromete com a ação efetiva de apresentar a produção de artistas mulheres contemporâneas em um relato desapegado do modelo andro/euro/cêntrico colonial. Um compromisso para além da paridade de gênero, que busca desconstruir um violento imaginário colonial, patriarcal, racista e criar estratégias de responsabilidade pelas narrativas que fazemos circular. Os resultados revelam um processo afetivamente aliançado, que saboreia fazeres epistemológicos outros.

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Biografia do Autor

Maria Emilia Sardelich, Universidade Federal da Paraíba — UFPB, João Pessoa/PB, Brasil

Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Educação (CE), Departamento Metodologia da Educação (DME) e Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco (PPGAV UFPB/UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Artes Visuais (GPEAV), vinculado ao PPGAV UFPB/UFPE. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2001), com estágio de pós-doutorado na Universidade de Barcelona (UB, 2003) e Universidade Complutense de Madrid (UCM, 2020). Especialista em Indicadores e Estatística Educacional pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED, 2014), Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2011), em Tecnologias e Métodos de formação em rede: tutor on line, pela Universidade de Salamanca (USAL, 2006); em E-Learning pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED, 2005). Pesquisadora da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e membro da diretoria de 2021-2022.

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Publicado

2022-11-11

Como Citar

SARDELICH, M. E. Uma agenda feminista para um ensino de arte encarnado. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.126657. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/126657. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Artes Visuais e formação de professores