Ser e Estar professor em modos de fabular
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.105140Palavras-chave:
Formação docente. Artes Visuais. Fabulação. Diferença. Acontecimento.Resumo
Este texto problematiza a relação entre ser e estar professor em uma escrita, pautada na fabulação, que pode vir a contribuir com a formação docente em Artes Visuais, compreendida não como a representação de um ideal, mas como uma diferença. Como referência teórica, o trabalho pauta-se na faculdade fabuladora, retomada de Henri Bergson por Gilles Deleuze, de modo a potencializar a criação entre arte e vida, uma vez que abre no real a possibilidade do acontecimento — que se apresenta não como profundidade a ser alcançada, mas como superfície —, em que pode vir a emergir variáveis intensivas de um pensamento sem imagens naquela formação.Downloads
Referências
BERGSON, Henri. As duas fontes da moral e da religião. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
CALVINO, Italo. Todas as cosmicômicas. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
De CAMPOS, Haroldo. Galáxias. São Paulo: Editora 34, 2004.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2000.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? 2. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.
HALFON, Eduardo. O Boxeador polaco. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
MELVILLE, Herman. Bartleby, o escriturário: uma história de Wall Street. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
MURAKAMI, Haruki. Romancista como vocação. São Paulo: Alfaguara, 2017.
PEREIRA, Marcos Villela. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.
ANDRADE, Elenise Cristina Pires; SCARELI, Giovana. Signos irrompem e atraversam: pela estrada afora eu vou bem sozinha com meus sweet dreams... In: SCARELI, Giovana; FERNANDES, Priscila (orgs.). O que te move a pesquisar? Ensaio e experimentações com cinema, educação e cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2016.
SKLIAR, Carlos. A escuta das diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2019.
SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2014.
VILA-MATAS, Enrique. Exploradores do abismo. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.