Ser e Estar professor em modos de fabular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.105140

Palavras-chave:

Formação docente. Artes Visuais. Fabulação. Diferença. Acontecimento.

Resumo

Este texto problematiza a relação entre ser e estar professor em uma escrita, pautada na fabulação, que pode vir a contribuir com a formação docente em Artes Visuais, compreendida não como a representação de um ideal, mas como uma diferença. Como referência teórica, o trabalho pauta-se na faculdade fabuladora, retomada de Henri Bergson por Gilles Deleuze, de modo a potencializar a criação entre arte e vida, uma vez que abre no real a possibilidade do acontecimento — que se apresenta não como profundidade a ser alcançada, mas como superfície —, em que pode vir a emergir variáveis intensivas de um pensamento sem imagens naquela formação.

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Biografia do Autor

Carolina Ramos Nunes, Universidade do Estado de Santa Catariana UDESC, Florianópolis/SC

Graduação em licenciatura em Artes Visuais pela UDESC (2013). Especialização em Mídias na Educação pela UAB/IFSC (2015). Mestrado em Artes Visuais do PPGAV/UDESC (2017). Doutoranda em Artes Visuais do PPGAV/UDESC (Turma 2018), Linha Ensino das Artes Visuais, sob orientação da Profa Dra Elaine Schmidlin. Arte Educadora da FCBadesc e Prof. Efetiva de Artes na EEB José Matias Zimmermann.

Elaine Schmidlin, Universidade do Estado de Santa Catariana UDESC, Florianópolis/SC

Professora no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Membro do Grupo de Pesquisa [Entre] Paisagens UDESC/CNPq, em experimentações com a filosofia da diferença, a arte e a educação.

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Publicado

2021-03-27

Como Citar

NUNES, C. R.; SCHMIDLIN, E. Ser e Estar professor em modos de fabular. Revista GEARTE, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.105140. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/105140. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Artes Visuais em diferentes campos