O fazer sensível de Nelma Pezzin: artista e professora
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.96824Palavras-chave:
Artista e professora. Narrativas. Ensino de Artes Visuais.Resumo
Este texto tem como objetivo principal recuperar práticas artísticas e docentes para interrogar como a poeticidade de um fazer sensível atua e faz sentido. Tem como hipótese que a Arte e os processos artísticos nutrem a docência e instituem metodologias e práticas educativas em contextos de ensino. Elege como corpus uma das 10 artistas integrantes da pesquisa “O lugar do discurso na Arte e na Docência: entrelaçamentos e articulações tecidas em contextos educativos”, que foram professoras no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), desde o ano de 1976. Utiliza Duve como referencial para o ensino superior e Fiorin, Landowski, Oliveira para as análises na abordagem semiótica. Conclui que as relações entre a Arte e o ensino são de trocas e a educação é partilha. A “forma de vida” da professora artista, ou o que a faz-ser tem na articulação das práticas artísticas e docentes a sua própria constituição como sujeito.Downloads
Referências
BERG, Thayane Vicente Vam de. Arquivos de artistas plásticos: processo de criação artística nos documentos de Rubens Gerchman. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos, Rio de Janeiro, 2016.
BISMARCK, Mário. Desenhar é o desenho. In: SEMINÁRIO OS DESENHOS DO DESENHO: NAS NOVAS PERSPECTIVAS SOBRE ENSINO ARTÍSTICO, 1., 2001, Porto. Anais [Actas]... Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, 2001. p. 55-58.
BUORO, Anamelia Bueno. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo: EDUC/FAPESP/Cortez, 2002.
DUVE, Thierry de. Fazendo escola (ou refazendo-a?). Trad. Alexânia Ripoll. Chapecó: Argos, 2012.
FIORIN, Jose Luiz. Práxis enunciativa. In: PERNAMBUCO, Juscelino; FIGUEIREDO, Maria Flávia; SALVIATO-SILVA, Ana Cristina. (Orgs.). Coleção Mestrado em Linguística. Franca: Unifran-5, 2010. p. 53-73.
GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Trad: Ana Cristina Cruz Cesar et all. Petrópolis, Vozes, 1975.
GREIMAS, Algirdas; COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. Trad. Alceu Dias Lima et al. São Paulo, Cultrix, s/d.
GUIMARÃES, Lincoln. Projeto de deriva. In: PEZZIN, Nelma. Nelma Pezzin: pinturas e desenhos. Vitória: EDUFES, 2008. p. 5-6.
LANDOWSKI, Eric. A sociedade refletida. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: EDUC/Pontes, 1992.
LANDOWSKI, Eric. Viagens às nascentes do sentido. In: SILVA, Ignácio. (Org.). Corpo e Sentido: a escuta do sensível. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996. p. 21-44.
LANDOWSKI, Eric. Gosto se discute In: LANDOWSKI, Eric; FIORIN, José Luiz. (Orgs.). O gosto da gente, o gosto das coisas, São Paulo: Educ, 1997. p. 97-160.
LANDOWSKI, Eric. O olhar comprometido. Galáxia: Revista Transdisciplinar de Comunicação, Semiótica, Cultura. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, n. 2, p. 19-56, 2001.
LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. Trad. Luiza Helena Oliveira da Silva. São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2014.
LANDOWSKI, Eric. Regimes de sentido e formas de educação. Entreletras, Araguaína/TO, v. 7, n. 2, jul/dez. 2016.
LANDOWSKI, Eric. Com Greimas: interações semióticas. São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2017.
OLIVEIRA, Ana Claudia. Sabor de Sabor Pão de Açúcar, à luz da semiótica. In: Compós XII- Encontro Anual da Associação de Programas de Pós-Graduação em Comunicação-2003, Recife. Caderno de textos: Produção de sentido nas mídias, 2003, v. 1, p. 56-74. Disponível em <http://www.unicap.br/gtpsmid/artigos/ana-c.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2018.
OLIVEIRA, Ana Claudia. Entrevista com Ana Claudia de Oliveira por Sandra Regina Ramalho e Oliveira. Palíndromo, Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais — CEART/UDESC, Florianópolis, v. 5, n. 10, p. 178-197, 2013.
PEZZIN, Nelma. Catálogo da exposição: Nelma Pezzin: pinturas e desenhos. Vitória. EDUFES, 2008.
PEZZIN, Nelma. Entrevista concedida ao Grupo de Pesquisa GEPEL em 10/05/2018.
TATIT, Luiz. Análise semiótica através das letras. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em Artes: um paralelo entre Arte e Ciência. Campinas: Autores Associados, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.