CorAgem: sob o prisma de Aquilo-que-ainda-não-é
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.92177Palavras-chave:
Pedagogia do Acontecimento. Ciberarte/Educação. Vida Artista. 21 anos GEARTE.Resumo
Este ensaio, ao parabenizar os 21 anos de CorAgem do GEARTE, inter-relaciona uma análise crítico/conceitual acerca da Pedagogia do Acontecimento sob o prisma de Aquilo-que-ainda-não-é (That-which-is-not-yet) advindo dos aspectos das acepções do livro sobre ética de Alain Badiou (2001). Busca-se discutir o locus pedagógico em dois níveis: em seu potencial múltiplo e sobre a ideia de invisibilidade, no contexto das questões acerca do compromisso educativo crítico: Quando a coragem conduz acontecimento para o devir pelo risco ciberarte/educativo? Eis que se instaura o cerne da discussão proposta neste estudo sobre a relevância/ambiência de intervenções Ciberarte/Educativas pela Vida Artista.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
ALVES, Rubens. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Campinas, SP: Papirus, 2012.
ATKINSON, Dennis. Pedagogy of the event. Goldsmiths: University of London, 2014. Disponível em: < http://www.kettlesyard.co.uk/wp-content/uploads/2014/12/onn_atkinson.pdf >. Acesso em: 14 maio 2018.
AZEVEDO, Fernando A. G. de. Viver a vida como uma obra de arte: por uma arte/educação que diz sim às diferenças. In: LIMA, Sidney P. F. de (Org.). Arte e pedagogia: a margem faz parte do rio. São Paulo: Porto de Ideias, 2017. p. 121-140.
BARBOSA, Ana Mae. Mediação cultural e social. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane (Org.). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: Ed. Unesp, 2009.
BARBOSA, Ana Mae. Ana Mae informa: Primeiro Congresso Internacional de Educação Artística e Cultura Visual "Hacia una Educación Inclusiva y Interrelacional". Disponível em: http://www.aeol.com.br/2015/02/ana-mae-informa-primeiro-congresso.html. Acesso em: 10 maio 2018.
BADIOU, Alain. Ethic: an essay on the understanding of evil. Translated and introduced by Peter Hallward. Londres: Verso, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informatização: economia, sociedade e cultura. 2. ed. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DUPONT, Chantal. Du front tout le tour de la tête. Videoformes. Digital Arts. Archives de videoformes. Canadá. Disponível em: http://videos.videoformes.com/video/107134. Acesso em: 22 abr.2018.
DUPONT, Chantal. Health – Chantal DuPont. Disponível em: http://www.virtualmuseum.ca/edu/ViewLoitLo.do?method=preview&lang=EN&id=14738. Acesso em: 25 abr. 2018.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 44. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LECERCLE, Jean-Jacques. Cantor, Lacan, Mao, Beckett, memê combat: the philosophy of Alain Badiou. Radical Philosophy, v. 93, p. 6-13, 1999.
MAZLISH, Bruce. The fourth discontinuity: the co-evolution of humans and machines. New Haven; Londres: Yale University, 1993.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço e tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.
SWIFT, John; STEERS, John. A manifesto for art in schools. Directions: The International Journal of Art and Design Education, v. 18, n. 1, p. 7-14, 1999.
URRY, John. The complexities of the global. Theory, Culture & Society, London: Thousand Oaks and New Delhi, v. 22, n. 5, 2005.
RATIER, Rodrigo. Quem é a aluna bolsista cujo discurso de formatura viralizou na rede. Geledés – Instituto da Mulher Negra, 22 fev. 2018. Disponível em: https://www.geledes.org.br/quem-e-aluna-bolsista-cujo-discurso-de-formatura-viralizou-na-rede/. Acesso em: 26 abr. 2018.
SANTOS, Ademar Ferreira do. Prefácio. In: ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. [S.l.]: Papirus, 2012. Edição digital.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
WENCESLAU, Flávia. Te Desejo Vida, 2012. Disponível em: https://www.letras.mus.br/flavia-wenceslau/te-desejo-vida/. Acesso em: 01 ago. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.