O Ensino na Escola Nacional de Belas Artes – o Prêmio de Viagem à Europa e os alunos da antiga Academia

Autores

  • Camila Dazzi Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro —CEFET/RJ, Rio de Janeiro/RJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.78893

Palavras-chave:

Ensino de Arte. Academia de Belas Artes. Escola de Belas Artes. Prêmio de Viagem à Europa.

Resumo

Após a transformação da Academia das Belas Artes em Escola, com a Reforma de 1890, um novo regulamento foi criado para o concurso de Prêmio de Viagem à Europa. O novo regulamento colocou em prática várias melhorias que vinham sendo requeridas pelo meio artístico ao longo das décadas passadas. Seus formuladores redigiram um documento em plena sintonia com o moderno sistema de ensino de arte adotado pela Escola, sem se esquecerem, no entanto, dos alunos que estavam em processo de formação na antiga Academia, tida como retrógada, quando ocorreu a Reforma de 1890. Embora a formação desses alunos — dentre os quais nomes de destaque, como o de Eliseu Visconti — fosse considerada deficitária, somente eles estavam aptos a concorrer ao Prêmio de Viagem nos primeiros anos de funcionamento da Escola. O texto analisa a relação entre o sistema de ensino adotado pela Escola, o lugar dos alunos da antiga Academia nessa nova estrutura e o regulamento de Prêmio de Viagem à Europa.

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Biografia do Autor

Camila Dazzi, Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro —CEFET/RJ, Rio de Janeiro/RJ

Realizou pós-doutorado (CAPES) junto ao Dipartimento di Discipline Storiche da Università degli Studi di Napoli Federico II/Itália. Doutora em História e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/ UFRJ). Mestre em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Adjunta do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ), lecionando Patrimônio Cultural; Cultura Brasileira e História da Arte na Graduação e na Pós-Graduação, no campus Nova Friburgo. É editora responsável pela revista 19&20 (QUALIS A2). Temas de Pesquisa principais: Arte Brasileira do século XIX e início do XX, Ensino Artístico Oitocentista, Crítica e Teoria da Arte do século XIX, Relações entre Brasil e Itália na Arte Oitocentista.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

DAZZI, C. O Ensino na Escola Nacional de Belas Artes – o Prêmio de Viagem à Europa e os alunos da antiga Academia. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.78893. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/78893. Acesso em: 27 abr. 2025.