Discursos verbovisuais: a produção de sentido tecida entre o museu e a escola
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.77958Palabras clave:
Museu e Escola. Discursos Verbo-Visuais. Ensino de Arte.Resumen
O artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) envolvendo 98 crianças, de quatro turmas de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada localizada na cidade de Vitória, Espírito Santo. Como corpus investigativo elege eventos propostos pelo Programa de Ação Educativa do Museu que nortearam a exposição “Meu País Tropical” e as práticas realizadas pelas crianças na escola. O artigo enfatiza as análises dos discursos verbo-visuais produzidos pelas crianças oriundos de uma destas práticas a partir da fundamentação da semiótica discursiva. As análises dos discursos verbo-visuais evidenciam a importância que as crianças atribuem a esta relação entre o museu e a escola em suas vidas. Conclui que as relações entre o museu, a escola e a Arte podem ser tecidas desde a mais tenra idade, com o intuito de ofertar e contribuir para um ensino de arte que vá além do conhecimento de técnicas, e que invista na educação pelo sensível.Descargas
Citas
BARROS. D. L. P.de. Teoria semiótica do texto. São Saulo: Ática, 1990.
BUORO, A. B. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo: Educ/Fapesp/Cortez, 2002.
FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. 15ª ed. São Paulo: Contexto, EDUSP, 2013.
LIEBERMAN, H. Meu país tropical / Heidi Lieberman – Vitória: [s.n.], 2014. (catálogo da exposição).
MARTINS, M. C. Mediação: primeiros encontros com arte e cultura. In: MARTINS, M. C. e PICOSQUE, G. Mediação cultural para professores andarilhos da cultura. São Paulo: Intermeios, 2012.
OLIVEIRA, A. C. de. Semiótica Plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.
OLIVEIRA, A. C. de. Entrevista com Ana Claudia de Oliveira: por Sandra Regina Ramalho e Oliveira. Palíndromo, Florianópolis, v. 5, n. 10, p. 178-197, 2013.
PARSONS, M. J. Compreender a arte: uma abordagem à experiência estética do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo. Lisboa: Editorial Presença, 1992.
REBOUÇAS, M. M. e MAGRO, A. A cidade que mora em mim. Vitória: EDUFES, 2009.
VIANNA, M. L. R. Desenhos recebidos e imageria escolar – uma possibilidade de transformação. São Paulo: USP, 2000. Tese (Doutorado em Artes), Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los lectores son libres para transferir, imprimir y utilizar los artículos publicados en la Revista, a condición de que haya siempre mención explícita al (a los) autor(es) y a la Revista GEARTE y que no haya cualquier alteración en el trabajo original. Cualquier otro uso de los textos tiene que ser aprobado por el(los) autor(es) y por la Revista. Al someter un artículo a la Revista GEARTE y tenerlo aprobado, los autores están de acuerdo en ceder, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista: los derechos de primera publicación y el permiso para que la Revista redistribuya ese artículo y sus metadatos a los servicios de indización y referencia que sus editores juzguen apropiados.
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons 4.0 Internacional.