Discursos verbovisuais: a produção de sentido tecida entre o museu e a escola

Autores/as

  • Ivana de Macedo Mattos Universidade Federal do Espírito Santo — UFES, Vitória/ES http://orcid.org/0000-0001-5065-3323
  • Moema Martins Rebouças Universidade Federal do Espírito Santo — UFES, Vitória/ES

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.77958

Palabras clave:

Museu e Escola. Discursos Verbo-Visuais. Ensino de Arte.

Resumen

O artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) envolvendo 98 crianças, de quatro turmas de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada localizada na cidade de Vitória, Espírito Santo. Como corpus investigativo elege eventos propostos pelo Programa de Ação Educativa do Museu que nortearam a exposição “Meu País Tropical”  e as práticas realizadas pelas crianças na escola. O artigo enfatiza as análises dos discursos verbo-visuais produzidos pelas crianças oriundos de uma destas práticas a partir da fundamentação da semiótica discursiva. As análises dos discursos verbo-visuais evidenciam a importância que as crianças atribuem a esta relação entre o museu e a escola em suas vidas. Conclui que as relações entre o museu, a escola e a Arte podem ser tecidas desde a mais tenra idade, com o intuito de ofertar e contribuir para um ensino de arte que vá além do conhecimento de técnicas, e que invista na educação pelo sensível.

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Biografía del autor/a

Ivana de Macedo Mattos, Universidade Federal do Espírito Santo — UFES, Vitória/ES

Bacharel em Artes Plásticas (1996), Licenciada Plena em Educação Artística (2000), Especialista em Abordagens Contemporâneas em Arte/educação (2001) todos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Educação pela mesma Universidade (UFES) na linha de pesquisa Educação e Linguagens. Doutoranda em Educação PPGE/UFES. Atua no ensino de arte há 21 anos, na rede privada de ensino, e, atualmente, é professora do Ensino Fundamental e Médio. Orientador de Trabalho de Graduação do Curso de Artes Visuais EAD/UFES. Participante do grupo de pesquisa GEPEL /Cnpq.

 

 

Moema Martins Rebouças, Universidade Federal do Espírito Santo — UFES, Vitória/ES

Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica (1981), Mestrado em Educação (1995) ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo (2000). Pós-doutorado pela Universidade de Belas Artes do Porto. Atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Participa do grupo de pesquisa do Centro de Pesquisas Sociossemióticas - CPS das instituições PUC/SP, USP e CNRS de Paris e é líder do grupo de pesquisa GEPEL /Cnpq. É bolsista de produtividade do Cnpq (2016 a 2020).  

 

Citas

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Publicado

2018-04-30

Cómo citar

MATTOS, I. de M.; REBOUÇAS, M. M. Discursos verbovisuais: a produção de sentido tecida entre o museu e a escola. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.77958. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/77958. Acesso em: 25 jun. 2025.

Número

Sección

Semiótica e Ensino de Artes Visuais