Arte, design e cultura visual do povo: uma conversa entre mulheres
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.74969Palavras-chave:
Arte e cultura popular, artesanato e design, Interculturalidade, Ensino de Artes Visuais.Resumo
Este texto é uma conversa com autoras cujo trabalho tem contribuições para a discussão sobre arte e cultura popular no Brasil: Ana Mae Barbosa, Lélia Coelho Frota, Lina Bo Bardi, Adélia Borges e Ivone Richter. Cada uma no seu tempo e lugar de fala trazem questões que ajudam a expandir concepções naturalizadas sobre o tema, fornecendo outras chaves de compreensão para superar dicotomias comumente estabelecidas entre arte e artesanato, arte popular, folclore, ofícios, trabalhos manuais e outras produções consideradas à margem da chamada cultura erudita. Com base nas autoras convidadas, encaminho algumas reflexões sobre possibilidades do trabalho com arte e cultura no ensino de arte, especialmente no intercruzamento com os fazeres artísticos na contemporaneidade.Downloads
Referências
ARRIAGA, Imanol. Contenidos y enfoques metodológicos de la educación artística. Congreso de Formación Artística y Cultural para a región de América y el Caribe. 2007, Medellín:2007, s/p.
BARBOSA, Ana Mae. Entre Culturas. In: BARBOSA, Ana Mae. Bienal Naifs do Brasil. São Paulo: SESC, 2006.
AZEVEDO, Fernando G. de. A Abordagem Triangular no ensino das artes como teoria e a pesquisa como experiência criadora. Jaboatão dos Guararapes, PE:SESC, 2016.
BARBOSA, Ana Mae. Uma questão de política cultural: mulheres artistas, artesãs, designers e arte/educadoras. Anais 19º Encontro ANPAP "Entre Territórios". Cachoeira – Bahia. Associação Nacional de pesquisadores em artes plásticas, Anais 19º, p.1979-1988, set/2010.
BARBOSA, Ana Mae. A cultura visual antes da cultura visual. Revista Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 293-301, set/dez. 2011.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2014. 9ª edição.
BARBOSA, Ana Mae. Arte/Educação é Arte e Pedagogia. In: LIMA, Sidiney Peterson Ferreira de (Org.) Arte e Pedagogia: a margem faz parte do rio. São Paulo: Porto de Ideias, 2017. p. 17-37.
BARDI, Lina Bo. Tempos de grossura: o design no impasse. São Paulo: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, 1994.
BORGES, Adélia. Design e artesanato. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2011.
BORGES, Adélia. Design sustentável. Entrevista. Blog Planeta saudável. Acesso em 22/11/2015.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
DISSANAYAKE, Ellen. What is Art For? Washington: University of Washington Press, 1988.
FROTA, Leila Coelho. Mitopoética de 9 artistas brasileiros. Rio de Janeiro: Funarte, 1978.
FROTA, Leila Coelho. Pequeno Dicionário da Arte do Povo Brasileiro, Séc. XX. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2005.
FROTA, Leila Coelho. Entrevista concedida à Heloísa Buarque de Hollanda. Disponível em: http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/entrevista-a-lelia-coelho/ . Acesso em 25/09/2015.
FROTA, Leila Coelho. Entrevista para a Riccardo Gambarotto. Revista RAIZ. Edição n° 1. Disponível em: http://revistaraiz.uol.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=57&Itemid=71. Acesso em 09/07/2015.
GUIMARÃES, Leda. Linhas (di) fusão: a ingenuidade revisitada. In: BARBOSA, Ana Mae. Catálogo da Bienal Naiffs do Brasil. São Paulo: SESC, 2006.
GUIMARÃES, Leda. Chaves conceituais e históricas na constituição de arte e artista popular no Brasil. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (RICS), São Luís, v. 1, n. 1, p. 83-104, jul./dez. 2015.
MARTÍ, Silas. Masp recria histórica mostra de arte popular montada por Lina Bo Bardi. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/09/1808847-masp-recria-historica-mostra-de-arte-popular-criada-por-lina-bo-bardi.shtml. Acesso em 30/06/2017.
RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. UNICAMP, 2000. Tese de Doutorado.
RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas: Mercado das Letras. 2003.
RISÉRIO, Antônio. Avant-Garde na Bahia. São Paulo: Instituto Lina e P. M. Bardi, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.