Semiotics of art for the visually impaired

Authors

  • Fábio Pezzi Parode Centro Universitário Ritter dos Reis — UniRitter, Porto Alegre/RS
  • Silvia Froemming Pont Centro Universitário Ritter dos Reis — UniRitter, Porto Alegre/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.74105

Keywords:

Visual accessibility. Visual arts. Museo Nacional de Artes Visuales. Semiotics.

Abstract

This article aims to analyze the visual accessibility resource available at the Museo Nacional de Artes Visuales (MNAV) in Montevideo, Uruguay. For this, a field research was carried out in the exhibition space, where the exhibitors, the paintings and the tactile panels were identified and delimited in their semiotic set. Specifically, the tactile panels function as sensitive interaction devices for visually impaired visitors. With three works belonging to the artistic heritage of the country, by Juan Manuel Blanes, Carlos Federico Sáez and Joaquín Torres García, a comparative analysis is proposed between the accessibility panels and the paintings themselves, taking into consideration preliminarily the peircean approach of firstness, secondness, thirdness and icon, index and symbol.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fábio Pezzi Parode, Centro Universitário Ritter dos Reis — UniRitter, Porto Alegre/RS

Doutor em Estética pela Université de Paris 1 — Panthéon Sorbonne (2005), Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2000), Especialista em Design Estratégico pela UNISINOS (2008), graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 1992). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estética e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, estética e comunicação, comunicação visual e design. É professor pesquisador em Design, Artes Visuais e Estética. Realiza pesquisa sobre tendências em design, estética e sustentabilidade. Foi editor do periódico científico Strategic Design Research Journal, www.unisinos.br/sdrj, de 2008 até 2015. É membro do Grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Paradigmas, Teorias, Conceitos, Materiais, Poiéticas e Poéticas: Questões Constitutivas da Pintura Contemporânea, liderado pela profa. Dra. Icleia Borsa Cattani — UFRGS; membro do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC/CNPq), liderado pelo prof. Dr. Alexandre Rocha da Silva — UFRGS; e membro do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq Design Estratégico: Inovação Cultural e Social, liderado pela profa. Dra. Ione Bentz — UNISINOS.

Silvia Froemming Pont, Centro Universitário Ritter dos Reis — UniRitter, Porto Alegre/RS

Possui graduação em Design Gráfico pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2012) e atualmente cursa o mestrado em design na mesma instituição. Membra do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC/CNPq), liderado pelo prof. Dr. Alexandre Rocha da Silva — UFRGS. Atuou como arte-educadora em exposições de arte moderna e contemporânea. Desenvolve projetos na área de criação e diagramação de impressos.

References

AUMONT, Jacques. A imagem. 16ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. 6ª ed. São Paulo: Blucher, 2011.

GRAU, Maria Eugenia. Texto curatorial da Exposição Colección MNAV. MNAV, 2016.

LIDWELL, William; HOLDEN, Kritina; BUTLER, Jill. Princípios universais do design. Porto Alegre: Bookman, 2010.

SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

SANTAELLA, Lucia. A assinatura das coisas: Peirce e a literatura. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1992.

Published

2018-04-30

How to Cite

PARODE, F. P.; PONT, S. F. Semiotics of art for the visually impaired. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.74105. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/74105. Acesso em: 28 apr. 2025.

Issue

Section

Semiótica e Ensino de Artes Visuais