Articulação entre a Abordagem Triangular e a Teoria dos Campos Conceituais: propondo diálogos entre a didática e a psicologia cognitiva
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.70518Palavras-chave:
Abordagem Triangular. Teoria dos Campos Conceituais. Situação. Invariantes operatórios.Resumo
Este trabalho teórico procura realizar uma aproximação entre a Abordagem Triangular, da professora Ana Mae Barbosa, e a Teoria de Campos Conceituais, do psicólogo Gérard Vergnaud. Para tanto, elegemos como foco de nossa análise o sujeito em ação, que é o principal elo entre os dois modelos teóricos. Essa articulação pode ser feita por meio do uso do conceito de “invariante operatório” de Vergnaud, pois ele é capaz de articular as dimensões subjetiva e cultural de uma atividade. A partir daí, encaminhamos o nosso estudo do processo de conceitualização de estudantes em Artes Visuais. Esperamos que este trabalho possa servir de fundamentação teórica para a construção de sequências didáticas apoiadas na ação do sujeito e que, dessa forma, subsidiem tanto professores quanto pesquisadores em Artes Visuais.
Downloads
Referências
ARRIASSECQ, Irene; GRECA, Ileana Maria. A teaching-learning sequence for the Special Relativity Theory at High School level historically and epistemologically contextualized. Science & Education, n. 21, p. 827-851, 2012.
BARBOSA, Ana Mae. Ensino de arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de arte. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BOURG, Adrien; GUILLOT, Gérald. La didactique de la musique au sein des didactiques disciplinaires: emprunts et comparatismes. Recherche en Éducation Musicale, Québec, p. 43-69, 2015.
BRASIL. Lei n.o 9394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em : <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 11 ago. 2017.
CARVALHO Jr., Gabriel Dias de. Invariantes operatórios na transição entre dois campos conceituais: o caso do tempo relativo. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
CARVALHO Jr., Gabriel Dias de; AGUIAR Jr., Orlando Gomes de. Os campos conceituais de Vergnaud como ferramenta para o planejamento didático. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 207-227, 2008.
CARVALHO Jr., Gabriel Dias de; PARRAT-DAYAN, Silvia. Recortes históricos sobre a noção de schème em Piaget: o processo de desenvolvimento de um conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 96, n. 244, p. 522-540, 2015.
CHAUVIGNÉ, Christian; COULET, Jean-Claude. L’approche par compétences : un nouveau paradigme pour la pédagogie universitaire? Revue Française de Pédagogie, Lyon, p. 15-28, jul-set. 2010.
CUDMANI, Leonor Colombo de; PESA, Marta Azucena. La evolución de los significados de los conceptos científicos en relación con la estructura cognitiva de los estudiantes. Ciência & Educação, Bauru, v. 14, n. 3, p. 365-80, 2008.
ESCUDERO, Consuelo; JAIME, Eduardo A. Conocimientos-en-acción: un estudio acerca de la integración de las fuerzas y la energía en cuerpo rígido. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 115-133, 2009.
GALAND, Benoît. La motivation en situation d’apprentissage: les apports de la psychologie de l’éducation. Revue Française de Pédagogie, Lyon, n. 155, abr/jun. 2006.
LEVAIN, Jean-Pierre; LE BORGNE, Philippe; SIMARD, Arnaud. Apprentissage de schémas et résolution de problèmes en SEGPA. Revue Française de Pédagogie, Lyon, p. 95-109, abr./mai. 2006.
MOZZER, Nilmara Braga. O entendimento conceitual do processo de dissolução a partir da elaboração de modelos e sob a perspectiva da teoria dos campos conceituais. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
OTERO, Marıa Rita; et al. La teoría de los campos conceptuales y la conceptualización en el aula de matemática y física. Buenos Aires: Dunken, 2014.
PIAGET, Jean. Biologie et connaissance: Essai sur les relations entre les régulations organiques et les processus cognitifs. Paris: Gallimard, 1967.
PRODANOFF, Fabiana. Enseñanza de nociones básicas de la Teoría Especial de la Relatividad (TER) en la Escuela Secundaria. Tesis (Doctorado en Enseñanza de las Ciencias Mención Física) – Núcleo de Investigación en Educación en Ciencia y Tecnología (NIECyT), Departamento de Formación Docente, Facultad de Ciencias Exactas, Universidad Nacional de Centro de la Provincia de Buenos Aires, Tandil, 2015.
RUSSELL, Bertrand. Introduction à la philosophie mathématique. Paris: Payot, 1991.
SÁ, L. A. C. Ensino/aprendizagem da fruição artística: abordagens e métodos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
SOULAS, Brigitte. L’Éducation Musicale: une pratique nécessaire au sein de l’école. Paris: L’Harmattan, 2008.
VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 10, n. 23, p. 133-170, 1991.
VERGNAUD, Gérard. L’explication est-elle autre chose que la conceptualisation? In: LEUTENEGGER, Francia; SAADA-ROBERT, Madelon. (Eds.). Expliquer et comprendre en sciences de l'éducation. Genève: De Boeck, p. 31-44, 2002.
VERGNAUD, Gérard. Au fond de l’action, la conceptualisation. In: BARBIER, Jean-Marie. Savoirs Théoriques et Savoirs d’action. Paris: PUF, p. 275-292, 2011.
VIGOTSKI, Lev. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 2009.
WELLS, Gordon. Learning to use scientific concepts. Cultural Studies of Science Education, n. 3, p. 329-350, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.