Mulheres Professoras do Peru: pesquisar em educação artística transitando em contextos formais e informais
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.69548Palavras-chave:
Artes visuais. Docência. Educação Artística. Museus. Pesquisa.Resumo
O projeto “Mulheres Professoras”elabora um discurso que parte da investigação baseada nas artes (IBA) para abordar as identidades das mulheres que se dedicam à docência. É uma homenagem ao grupo de professoras, um trabalho que pretende dar visibilidade a aspectos pessoais e profissionais que afetam as docentes. A metodologia é qualitativa com o estudo de 21 casos em cada país. Anteriormente a pesquisa já havia sido realizada em diferentes partes da América Latina. Em 2016 foi desenvolvido um trabalho de campo no Peru, coletando dados em várias escolas de Lima e gravando entrevistas com mulheres de diferentes níveis sociais, etários e situações particulares. Para 2017, está prevista a exposição Mulheres Professoras do Peru. Através desta pesquisa unimos o ambiente formal (escolas) aos espaços informais (museus) por meio de ações artísticas, patrimoniais e performativas.
Downloads
Referências
ALONSO-SANZ, Amparo. Conciliación de la vida estudiantil, familiar y laboral de una madre universitaria. Revista de Antropología Experimental, Jaén, v. 16, p. 223-233, 2016. Disponível em: <http://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/rae/article/viewFile/2516/2511>.
ALONSO-SANZ, Amparo. La visita al museo como parte de la formación inicial del profesorado en Educación Artística. Arte y Políticas de Identidad, Múrcia, v. 5, p. 43-60, 2011. Disponível em: <http://revistas.um.es/api/article/view/146211>.
BREDARIOLLI, Rita Berti. (In)versões didáticas: possibilidades poéticas para processos de formação docente. Revista Gearte, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 96-109, 2016. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/63638/37317>.
BUSTAMANTE, Bernardo. Aproximación a una re-conceptualización de la educación artística en la sociedad del conocimiento en Colombia. Revista Gearte, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 151-161, 2016. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/64798>.
HUERTA, Ricard. La educación artística como motor de cambio social. Cuadernos de Pedagogía, Valência, n. 449, p. 46-50, 2014. Disponível em: <http://roderic.uv.es/handle/10550/41413>.
HUERTA, Ricard. La identidad como geografía liminar: nuevas ideas para la educación en artes visuales. Aula de Innovación Educativa, Barcelona, n. 220, p. 12-17, 2013. Disponível em: <http://www.grao.com/revistas/aula/220-identidades-y-educacion-en-artes-visuales/la-identidad-como-geografia-liminar-nuevas-ideas-para-la-educacion-en-artes-visuales>.
HUERTA, Ricard. Mujeres maestras: identidades docentes en Iberoamérica. Barcelona: Graó, 2012.
HUERTA, Ricard. Maestros, museos y artes visuales: construyendo un imaginario educativo, Arte, Individuo y Sociedad, Madrid, v. 23, n. 1, 55-72, 2011. Disponível em: <http://revistas.ucm.es/index.php/ARIS/article/viewFile/ARIS1111120055A/5721>.
HUERTA, Ricard. Un proyecto de investigación en educación artística: aspectos identitarios de las maestras chilenas. Pulso Revista de Educación, Madrid, n. 33, p. 31-59, 2010. Disponível em: <http://dspace.uah.es/dspace/handle/10017/7205>.
HUERTA, Ricard. Maestras y museos: matrimonio de conveniencia. Revista de Educación y Pedagogía de la Universidad de Antioquia, Medellín, n. 55, p. 89-103, 2009. Disponível em: <http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/revistaeyp/article/view/9759>.
HUERTA, Ricard; HERNÁNDEZ, Arianne. Educación artística y gestión de museos: intereses y expectativas del alumnado a partir de encuestas manuscritas. Cadmo International Journal of Education Research, v. 23, n. 2, p. 47-64, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.3280/CAD2015-002006>.
HUERTA, Ricard; ALDEROQUI, Silvia; LINARES, Maria Cristina. Tango y paella: porteñas y valencianos en el comisariado de exposiciones con acento educativo. Educación, Lima, v. 23, n. 45, p. 125-142, 2014. Disponível em: <http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/view/10524>.
HUERTA, Ricard; VIDAGAÑ, María; MUNILLA, Gloria. Percepciones del profesorado sobre la utilización del arte contemporáneo como herramienta pedagógica. Revista Electrónica de Investigación, Docencia y Creatividad, Granada, n. 3, p. 29-45, 2014. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B5Sju9aeFZ8AbGRZaFBFblVweDA/edit>.
ILLERIS, Hellen. Learning bodies engaging with art: staging aesthetic experiences in museum education. International Journal of Education through Art, Bristol, v. 12, n. 2, p. 153-165, 2016.Disponível em: <http://www.intellectbooks.co.uk/journals/view-Article,id=21742/>.
RAMON CAMPS, Ricard. El museo como instrumento de legitimación en la construcción de identidades. EARI: Educación Artística Revista de Investigación, Valencia,n. 2, p. 170-174, 2011. Disponível em: <https://ojs.uv.es/index.php/eari/article/view/2523>.
QUEIROZ, João Paulo. Os novos discursos sobre arte, agora escritos pelos artistas. Revista Gearte, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 134-146, 2015. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/56887>.
RIFÁ, Montserrat. Michel Foucault y el giro postestructuralista crítico feminista en la investigación educativa. Revista Educación y Pedagogía, Medellín, v. XV. n. 37, p. 71-83, 2003. Disponível em: <http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/revistaeyp/article/view/5978>.
RIFÁ, Montserrat. Narrativas autobiográficas en la investigación educativa basada en las artes y en el curriculum de formación del profesorado. In: EÇA, Teresa et al. (Org.). Desafios da educaçao artistica em contextos ibero-americanos. Porto, APECV, 2010. p. 36-47. Disponível em: <http://www.apecv.pt/APECVPublications/livro_desafios.pdf>.
STAKE, Robert E. Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata. 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.