Desenho palavreado

Autores

  • Umbelina Duarte Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.64451

Resumo

A série de desenhos denominada Narrativas Cruzadas refere-se a um conjunto de desenhos realizados com carvão vegetal, pedras calcárias e pastéis coloridos sobre papel. Os desenhos estão construídos de imagens em que se cruzam narrativas que vão se sobrepondo como em um palimpsesto, se inscrevendo ou sobrescrevendo em figuras e grafismos circunscritos que, abarcam referências múltiplas a cultura de três continentes: América, África e Europa, e estão definidas em sobreposição ou justaposição, aonde emergem ou estão soterradas. Passeiam sobre a superfície dos desenhos formas-signos que fazem parte da história das formas artísticas, que, de certa forma, mudaram a visão do mundo, ou, somente a visão da arte. O resultado é um desenho que, sem pretender ser mais do que uma grande “contação”, simultaneamente, se diverte ao questionar os valores culturais que nos constituem na atualidade, nos desassossegando em nossa jornada. Da mesma forma, da contação para os olhos à desenhação para os ouvidos, da narrativa óptica emerge o Desenho Palavreado ou o não-lugar do desenho, mas também como um estar a desenhar, pois em 5 minutos e trinta e dois segundos, pode-se ouvir o desenho como um outro, mas, sem que deixe de ser o mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Umbelina Duarte Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS

Graduação em Artes Plásticas/ Habilitação Desenho e Pintura - UFRGS (1978), Mestrado em Filosofia - PUCRS (1994) e Doutorado em Educação - UFRGS (2008). Professora Associada, nível I, do Instituto de Artes da UFRGS. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE) - PPGEDU da Faculdade de Educação da UFRGS. Possui experiência na área de Artes Visuais com ênfase em Desenho e Pintura, e tem realizado produção regular em poéticas visuais, além de exposições no Brasil e no Exterior. Na pesquisa tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: Ensino e Pesquisa da Linguagem do Desenho e Ensino e Pesquisa em Semiótica Discursiva. Tem realizado pesquisas na área de Semiótica, Filosofia da Arte e Epistemologia da Arte. 

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

BARRETO, U. D. Desenho palavreado. Revista GEARTE, [S. l.], v. 3, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/2357-9854.64451. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/64451. Acesso em: 28 mar. 2024.