Arte como experiência: ensino/aprendizagem em Artes Visuais

Autores

  • Fábio Wosniak Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC, Brasil
  • Jociele Lampert Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.62933

Palavras-chave:

Arte como experiência. Ensino/aprendizagem em artes visuais. Arte. Arte-Educação.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca dos conceitos de arte como experiência e os processos de ensino/aprendizagem em artes visuais, tangenciando os campos da Arte, Arte-Educação e o ensino da pintura. Seu principal eixo consiste na abordagem metodológica que vem sendo pesquisada no Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke e nas aulas de Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Wosniak, Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Doutorando em Artes Visuais na Linha de Pesquisa de Ensino das Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/UDESC). Mestre em Artes Visuais na Linha de Pesquisa de Ensino das Artes Visuais pelo PPGAV/UDESC. Pedagogo S.E./2012 FAED/UDESC; psicanalista; vice-coordenador da Rede de Educadores de Museus de Santa Catarina — REM/SC (Gestão 2013-2015); membro/pesquisador do Grupo de Pesquisa Entre Paisagem (UDESC/CNPQ) e integrante do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC). Atua principalmente nos seguintes temas: Arte-Educação, Arte e Pedagogia, formação docente em Artes Visuais.

Jociele Lampert, Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Desenvolveu pesquisa como professora visitante no Teachers College na Columbia University na cidade de New York como Bolsista Fulbright (2013), onde realizou estudo intitulado: Artist's Diary and Professor's Diary: Roamings about Painting Education. Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP — 2009); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM — 2005). Possui Graduação em Desenho e Plástica Bacharelado em Pintura, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e Graduação em Desenho e Plástica Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais PPGAV/UDESC, como orientadora na Linha de Pesquisa de Ensino de Arte e na Graduação em Artes Visuais DAV/UDESC. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura UFSM/CNPq. Membro/Líder do Grupo de Pesquisa Entre Paisagens UDESC/CNPq. Coordenadora do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC). É Editora-chefe do periódico Revista Apotheke. Tem experiência na área de Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: pintura, Arte e Educação, formação docente. É membro associado da ANPAP.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

WOSNIAK, F.; LAMPERT, J. Arte como experiência: ensino/aprendizagem em Artes Visuais. Revista GEARTE, [S. l.], v. 3, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/2357-9854.62933. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/62933. Acesso em: 1 dez. 2022.