Audiovisual e semiótica: algumas aproximações resultantes dos estudos de uma adaptação literária para a linguagem da animação

Autores

  • Diego Maria Cardoso Universidade da Região de Joinville — Univille, Joinville/ SC, Brasil
  • Rita Inês Petrykowski Peixe Instituto Federal de Santa Catarina — IFSC, Campus Itajaí, Itajaí/SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.58425

Palavras-chave:

Audiovisual. Animação. Semiótica. Adaptação literária.

Resumo

O campo do audiovisual é muito amplo e abarca inúmeros desdobramentos. O encantamento pelo cinema, mais precisamente pelo campo da animação, foi a motivação necessária para um trabalho de conclusão de curso direcionado à produção de um curta-metragem em animação. A curiosidade pelas mais diversas formas de adaptação de obras literárias em audiovisuais gerou o desafio em mergulhar nos estudos da semiótica discursiva, com a pretensão de investigar as minúcias de uma produção literária infantil. A obra intitulada O coelhinho do halo azul, refere-se ao texto escolhido para ser objeto de investigação e propõe um convite a tangenciar esse mundo complexo e intrigante da linguística, pleiteando, com os instrumentos de análise da semiótica discursiva, um espaço mais amplo nesse universo audiovisual.   Esse é o foco do presente artigo, que apresenta, por fim, a articulação pontuada do plano de conteúdo do texto para o plano de expressão na linguagem de animação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Maria Cardoso, Universidade da Região de Joinville — Univille, Joinville/ SC, Brasil

Graduado em Design de Animação Digital pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Atua há quatro anos na área da animação. É leitor compulsivo de correntes semióticas e do campo cinematográfico. É também leitor de autores como David Hume, Friedrich Schiller, Martin Heidegger entre outros.

Rita Inês Petrykowski Peixe, Instituto Federal de Santa Catarina — IFSC, Campus Itajaí, Itajaí/SC, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2012); Mestre em Educação pela Universidade de Campinas/Universidade do Contestado (UNICAMP/UnC, 2003). Especialista em Arte/Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 1999). Possui graduação em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC, 1995) e graduação em Pedagogia – Habilitação em Orientação Educacional pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC/UnC, 1995). Em 2011 desenvolveu Estágio de Doutorado em Barcelona/ Espanha  (doutorado sanduíche) como bolsista da CAPES. Atualmente, atua como professora no Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC de Itajaí. 

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

CARDOSO, D. M.; PEIXE, R. I. P. Audiovisual e semiótica: algumas aproximações resultantes dos estudos de uma adaptação literária para a linguagem da animação. Revista GEARTE, [S. l.], v. 3, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/2357-9854.58425. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/58425. Acesso em: 29 mar. 2024.