Tanto vilão quanto herói: a estética do novo protagonista dos contos de fadas

Autores

  • Ana Mery Sehbe De Carli Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul/RS
  • Karem Roberta Sartor dos Santos Pesquisadora independente

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.54919

Palavras-chave:

Contos de fadas. Cinema. Estética. Cultura pós-moderna. Neobarroco. / Fairy tales. Cinema. Aesthetics. Post-modern culture. Neo-baroque.

Resumo

A partir da observação de padrões culturais e comportamentos sociais da modernidade e da pós-modernidade, o conto de fadas A Bela Adormecida, em suas versões para Disney (EUA-1959 e EUA-2014), é usado como objeto de estudo para constatação das polarizações entre o bem e o mal, presentes em representações até a primeira metade do século XX e o seu lento abandono, chegando à personagem Malévola, heroína e vilã ao mesmo tempo, caracterizando os humores fluídos do início do século XXI. Fundamentado em autores como Santaella, Maffesoli, Camargo, Corso e Corso, Calabrese e Eco o artigo trabalha na significação de produtos culturais do imaginário que facilitam a compreensão de paradigmas que se esgotam, dando lugar para novas formas de pensar e representar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Mery Sehbe De Carli, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul/RS

Professora e pesquisadora do Centro de Artes e Arquitetura da Universidade de Caxias do Sul. Doutora em Comunicação e Semiótica PUC/SP, com a pesquisa O corpo no cinema: variações do feminino, estudo do corpo, da moda e do comportamento através de filmes do circuito comercial. Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP e UCS). Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq: Design, sustentabilidade e tecnologia. Recebeu Prêmio Economia Criativa, 2012, da SEC do MINC, com o projeto Moda no terceiro milênio: novos valores novas práticas. Autora dos livros: O sensacional da moda (2002); O corpo no cinema: variações do feminino (2009); Moda em Sintonia (2010); Moda sustentabilidade e emergências (2012).

Karem Roberta Sartor dos Santos, Pesquisadora independente

Possui Graduação em Licenciatura em Artes Visuais (2011) e Especialização em Artes Visuais pela Universidade de Caxias do Sul (2013). Formada no curso de Editor Gráfico pelo SENAC (2013). É graduanda em Design Gráfico (FTEC). Foi bolsista na Biblioteca da Universidade de Caxias do Sul/Campus 8; estagiou na Secretaria da Cultura de Caxias do Sul; ministrou oficinas de Produção e Teoria em Arte.

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

DE CARLI, A. M. S.; SANTOS, K. R. S. dos. Tanto vilão quanto herói: a estética do novo protagonista dos contos de fadas. Revista GEARTE, [S. l.], v. 2, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/2357-9854.54919. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/54919. Acesso em: 20 abr. 2025.