Interdisciplinaridade - depoimento

Autores

  • João Paulo Queiroz Universidade de Lisboa - ULISBOA - Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.50066

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, arte-educação, pós-modernidade.

Resumo

No depoimento em áudio dado ao evento “Docência Colaborativa e Interdisciplinaridade”[1], o professor João Paulo Queiroz (Portugal) reflete sobre a complexidade da sociedade contemporânea que resulta da transição da modernidade para a pós-modernidade, mudança que pode ser caracterizada como uma crise em relação a uma democracia avançada e integradora de todas as dimensões do desenvolvimento humano. A hibridação de contextos num mundo global conduz ao papel do pensamento artístico e criativo dentro de uma perspectiva interdisciplinar, implicando em uma atenção redobrada para a arte-educação. Sem arte na educação, a cidadania e o desenvolvimento pessoal são incompletos. Aponta a interdisciplinaridade como um vetor essencial para se compreender o papel e a construção do currículo da Arte na contemporaneidade.


[1] Este evento, que reunirá o Seminário Internacional Prodocência UFRGS, o Colóquio Nacional PIBID UFRGS e o 10º Seminário Institucional do PIBID UFRGS, acontecerá de 6 a 8 de novembro de 2014 em Porto Alegre. Mais informações em: http://www.ufrgs.br/docenciacolaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Queiroz, Universidade de Lisboa - ULISBOA - Lisboa

Possui Curso Superior de Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. É Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e Doutor em Belas-Artes pela Universidade de Lisboa; professor na Faculdade de Belas-Artes dessa Universidade (FBAUL) na área Arte Multimídia e leciona nos diversos cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutorado; professor nos cursos de doutorado em Ensino da Universidade do Porto; investigador integrado no Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA). Coordenador do Congresso Internacional CSO: Criadores Sobre outras Obras (2010, 2011, 2012, 2013, 2014) e do Congresso Matéria-Prima, Práticas das Artes Visuais no Ensino Básico e Secundário (2012, 2013, 2014). Dirige as revistas acadêmicas Estúdio, Matéria-Prima, Cama e Croma. É membro de diversas Comissões Científicas como a do 23° Congresso da APECV: Ensino de Artes Visuais: Identidade e Cultura no Século XXI (2011); ASC Conference: Art, Science, City (2013); do Congresso Vox Musei (2013) e do Conselho Editorial do International Journal of Cinema. Atua também como artista visual, tendo recebido o prêmio em Pintura da Academia Nacional de Belas-Artes de Portugal em 2004.

Downloads

Publicado

2014-09-05

Como Citar

QUEIROZ, J. P. Interdisciplinaridade - depoimento. Revista GEARTE, [S. l.], v. 1, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/2357-9854.50066. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/50066. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Entrevistas / Depoimentos