O Teachers College e sua influência na modernização da educação no Brasil

Autores

  • Ana Mae Tavares Bastos Barbosa Universidade de São Paulo - USP, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.46544

Palavras-chave:

Ensino da Arte, Teachers College, Educação

Resumo

A partir de uma pesquisa empreendida junto a documentos raros e arquivos do Teachers College, da Columbia University de New York, é possível verificar as influências exercidas por essa Instituição no ensino de arte dos Estados Unidos e sua relação com o Brasil desde o século XIX. Muitos pensadores que atuaram no TC e cujas ideias são referenciais na história da educação, contribuiram significativamente para o pensamento educacional das Américas, o que linclui o Brasil, entre eles pode-se destacar John Dewey. Algumas atividades epistolares de brasileiros que estudaram no TC são relatadas no decorrer do texto, de modo a elucidar aspectos da atuação de professores e alunos do Teachers College. Entre outras, na segunda metade dos anos 20, houve um significativo intercâmbio, conhecido como “Embaixada de Minas Gerais”, que levou para o Teachers College cinco jovens professoras de Belo Horizonte. Cabe destacar aqui as percepções e impressões acerca da arte, de uma dessas alunas, Profa. Alda Lodi, obtidas através de entrevista, como também algumas cartas da jovem estudante Benedicta Valladares, diante da realidade vivenciada no Teachers College.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo/SP

Cursou Licenciatura em Desenho e Plástica, Mestrado e Doutorado em Educação na UFRGS. É professora de Arte aposentada da rede estadual de ensino do RS. Desde o início da década de oitenta é professora/pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul (UCS) nos cursos: Artes Visuais, Pedagogia e Psicologia. É líder do Grupo Interdisciplinar Arte, Cultura e Patrimônio – CNPq/UCS e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Arte (GEARTE) – CNPq/PPGEDU/UFRGS. Tem publicado artigos em revistas e capítulos de livros sobre leitura de imagens e compreensão estética visual. É autora do livro Imagens que falam: leitura da arte na escola, publicado pela Editora Mediação (5ª edição: 2011; PNBE: 2011).

Downloads

Publicado

2014-04-26

Como Citar

BARBOSA, A. M. T. B. O Teachers College e sua influência na modernização da educação no Brasil. Revista GEARTE, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/2357-9854.46544. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/46544. Acesso em: 29 jun. 2022.