From classrooms to film and education exhibitions: curating films for groups of very young children

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.147315

Keywords:

Early Childhood Education, Cinema, Audiovisual Curatorship, Mostra Kino, Very Young Children

Abstract

Two questions intertwine in this article: the first asks how the multiple audiovisual curations of teams working in two early childhood education schools are usually carried out to entertain children at certain times in their routine; the second question asks how to experiment with another set of audiovisual works, in this case with a selection of films in which very young children appear and which is available for public access on the YouTube channel of Mostra Kino Campinas In the possible answers to these questions, we identified clues about the usual way of selecting audiovisual works, as well as new possibilities for this curation, opened up by the productions carried out in the schools themselves, with their other non-narrative aesthetics.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wenceslao Machado de Oliveira Júnior, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas/SP, Brasil

Doutor em Educação (1999 - Unicamp) e graduado em Geografia (1987 - UFJF). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte e pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO, ambos da Faculdade de Educação/Unicamp. Pós-doutor pelo Departamento de Geografia da Universidade do Minho/Portugal (2015) e Pós-doutor pelo PPGCine-UFF (2022), realizado junto ao Kumã-Laboratório de pesquisa e experimentação em imagem e som, com o projeto "Cartografia dos afetos cinematográficos no lugar-escola de educação infantil - entre o humano e o não humano, entre o registro e a arte", o qual teve continuidade no Pós-doutorado junto ao Instituto de Geografia da Universidad de Buenos Aires (2022) e na pesquisa homônima iniciada em 2023 em duas escolas públicas de educação infantil. É integrante da Rede Latinoamericana de Educação, Cinema e Audiovisual-Rede Kino e da Rede Imagens, Geografias e Educação. Pesquisa as relações e experimentações entre cinema e escola, tomando a escola como um lugar, articulando com atividades extensionistas juntos ao Programa Cinema e Educação, da Secretaria Municipal de Educação de Campinas, tendo coordenado, em duas escolas dessa Rede de ensino, o projeto "Lugar-escola e cinema: afetos e metamorfoses mútuas", entre 2019 e 2021. 

Gabriela Fiorin Rigotti, Secretaria Municipal de Educação – SME/Campinas/SP e Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas/SP, Brasil

Doutora em Educação (2013), Mestre em Educação (2006) e Pedagoga (2002), todos pela Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp). Atualmente trabalha como Coordenadora Pedagógica pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas, integrando o Programa "Cinema e Educação". Trabalha também como Coordenadora de Pós-Graduação e como docente adjunta na área de Educação na FIMI-Mogi Guaçu/SP. É membro do Conselho Editorial da revista "Leitura: Teoria Prática", da qual foi editora. Participa ativamente da LiLeB-Câmara Setorial Temática do Livro, Leitura e Bibliotecas e do CTAv - Câmara Setorial Temática do Audiovisual, que fazem parte do conjunto de Câmaras ligadas ao Conselho Municipal de Cultura de Campinas-CoMCult. Estuda as relações entre educação, comunicação, arte e cultura com ênfase em: educação superior, permanente e profissional; educação, arte e cultura - imaginário e criações em fotografia, cinema e literatura; igualdade de gênero e empoderamento feminino.

References

ALVARENGA, Clarisse (Org.) Aprender com imagens: práticas audiovisuais em escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e da Terra Indígena Xakriabá. Belo Horizonte: Editora dos Auto-res, 2022.

ARRUDA, Bernardino Leôncio de. Cinema na Educação Infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.8, n.09, p. 1047-1059, set. 2022. doi.org/10.51891/rease.v8i9.6932

BAPTISTA, Liana Lobo. Filmagem e primeira infância: O que podemos aprender com a prática audiovisual de crianças de 3 anos? Niterói: Universidade Federal Fluminense; 2018. 50 págs. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) – Instituto de Arte e Comunicação Social/Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.

BECK, Karla Lopes. Um convite ao labirinto: experiências cinematográficas na educação infantil. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2019. 152 págs. Dissertação (Mestrado em Edu-cação) – Programa de Mestrado Profissional em Educação Escolar, Faculdade de Educa-ção/Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.

COSTA, Luciano Bedin da. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista Digital do LAV - Santa Maria, vol. 7, n.2, p. 66-77, mai./ago.2014. https://doi.org/10.5902/1983734815111

DELIGNY, Fernand. Permitir Trazar Ver. Barcelona: Museu d’Art Contemporani de Barcelona, 2009.

DINIZ, Katherine. Ctrl + Alt + Tecnologias: um laboratório de cinema na escola pública. Rio de Janeiro: Multifoco, 2023.

ESCÓSSIA, Liliana da; KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Pistas do Método da Cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Meridional, 2015.

FANTIN, Monica. Cinema e infância na escola: algumas questões sobre a escolha dos filmes para crianças. In: FRESQUET, Adriana. (Org.). Cinema e educação: a lei 13.006 – reflexões, perspectivas e propostas. Ouro Preto: Universo Produções, 2015.

FRESQUET, Adriana. (Org.). Cinema e educação: a lei 13.006 – reflexões, perspectivas e propostas. Ouro Preto: Universo Produções, 2015.

FRESQUET, Adriana; JARDIM, Gustavo; NAKACHE, Débora. Curar as imagens para e com as escolas. D’ANGELO, Raquel Hallak; D’ANGELO, Fernanda Hallak (orgs.) CINEOP – 18 Mostra de Cinema de Ouro Preto (Catálogo). Belo Horizonte: Universo Produções, 2024.

FRESQUET, A. et. al. (Orgs.). Imagens do desaprender. Uma experiência de aprender com o cinema. Rio de Janeiro: Book-link/CINEAD-LISE-FE-UFRJ, 2007.

GIRARDELLO, Gilka. Encontrar, escolher e articular filmes brasileiros para crianças: notas a partir de uma curadoria. In: FRESQUET, Adriana. (Org.). Cinema e educação: a lei 13.006 – reflexões, perspectivas e propostas. Ouro Preto: Universo Produções, 2015.

GRAZINOLI, Daniele de Carvalho. Cinema skholeiro: experimentação do tempo infância na Educação infantil. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2021. 207 págs. Tese (Doutorado em Educação). – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educa-ção/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

GUIMARÃES, C. O que é uma comunidade de cinema? Revista EcoPós, v. 18, n. 1. p. 44-56, 2015. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i1.1955

JARDIM, Gustavo. A imagem emaranhada: territórios e singularidades em cinema e educação. Rio de Janeiro: Multifoco, 2023.

LEAL, Daniele Guimarães Donati. Educação Infantil: o cinema como aliado na construção do conhecimento. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2018. 50 págs. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialista em Mídias na Educação) – Curso de Especialização em Mídias na Educação, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

LEITE, César Donizetti Pereira; CHRISTOFOLETTI, Rafael. Pra que cinema? O que pode o cinema na educação e a educação no cinema? Fronteiras de encontros. In: FRESQUET, Adriana. (Org.). Cinema e educação: a lei 13.006 – reflexões, perspectivas e propostas. Ouro Preto: Universo Produções, 2015.

LEITE, César Donizetti Pereira; CHISTÉ, Bianca. Imagens de crianças: travessias do universo infantil. Revista Educação, Porto Alegre, v. 38, n. 2, p. 272-279, maio-ago. 2015. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.17764

LOBO, Liana. Montaulas: cenas de educação audiovisual com crianças. Rio de Janeiro: Multifoco, 2023.

LUGAR-ESCOLA E CINEMA, Projeto. Cadernos de dispositivos de cinema na educação infantil. Projeto “Lugar-escola e cinema: afetos e metamorfoses mútuas”. Campinas: Programa Cinema e Educação/Secretaria Municipal de Educação, 2022. Disponível em: https://educa.campinas.sp.gov.br/sites/educa.campinas.sp.gov.br/files/2022-05/EBOOK_Cadernos%20de%20dispositivos%20de%20cinema%20na%20EI_Folhas%20Individuais.pdf Acesso em 23 out 24.

MEDRADO, Arthur. Cinema e contra-monumento: inventários e cartografias com Olhares (im)possíveis (pesquisa-intervenção em Ouro Preto-MG – 2017-2022). Rio de Janeiro: Multifoco, 2023.

MIGLIORIN, Cezar; PIPANO, Isaac. Cinema de brincar. Belo Horizonte: Relicário, 2019.

MIRANDA, Carlos Eduardo Albuquerque; GUIMARÃES, Luiz Gustavo. Cinema na escola: da formação de professores para prática escolar. In: FRESQUET, Adriana. (Org.). Cinema e educação: a lei 13.006 – reflexões, perspectivas e propostas. Ouro Preto: Universo Produções, 2015.

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de; MIRANDA, Carlos Eduardo Albuquerque. A aliança potente entre uma mostra de cinema e uma política educativa: os números e as categorias de filmes da Kino Campinas. Revista Roquette-Pinto, v. 1, p. 6-16, 2021. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/roquettepinto/files/2021/10/1-A-Alianca-Potente-Entre-uma-Mostra-de-Cinema-e-um-Programa-Educativo-Os-Numeros-e-as-Categorias-de-Filmes-da-Kino-Campinas-6-16.pdf Acesso em 27 out 24.

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de. Duas escolas em devir cinema aproximações de pesquisa em um lugar-escola. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, IX, 2018, Rio de Janeiro. Anais do IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação. Rio de Janeiro: Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias [NEFI], 2018. v. 1. p. 1-18.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; TEDESCO, Silvia. Pistas do Método da Cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. VOLUME 2. Porto Alegre: Sulina, 2014.

PEREIRA, Ana Paula da Silva; SILVA, Gabrielle Cristine. Luz, câmera e educação: um olhar sobre a relação cinema e Educação Infantil. Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 2018. 76 págs. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Setor de Educação/Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

PIPANO, Isaac. Isso que não se vê: teorias para cinemas e educações. Rio de Janeiro: Multifoco, 2023.

RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

SILVA, Nádia Massagardi Caetano da. Criação e(m) educação: quando a mágica acontece. Um convite ao labirinto: experiências cinematográficas na educação infantil. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2014. 163 págs. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

WALTER, Fernanda Omelczuk. 50 curtas para uma infância alternativa (e para uma alternativa de infância). In: FRESQUET, Adriana. (Org.). Cinema e educação: a lei 13.006 – reflexões, perspectivas e propostas. Ouro Preto: Universo Produções, 2015.

WALTER, Fernanda Omelczuk. O lugar do pedagógico nos filmes feitos para crianças. Pro-Posições, v. 26, n. 3 (78), p. 185-204, set./dez. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201507809

Published

2025-05-06

How to Cite

OLIVEIRA JÚNIOR, W. M. de; RIGOTTI, G. F. From classrooms to film and education exhibitions: curating films for groups of very young children. Revista GEARTE, [S. l.], v. 12, 2025. DOI: 10.22456/2357-9854.147315. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/147315. Acesso em: 9 may. 2025.

Issue

Section

Dossiê Acervos Audiovisuais para Pedagogias com Cinema em Tempos de Educação Midiática