A casos, Par Lavras: um convite verbivocovisual para borrar fronteiras entre a pesquisa acadêmica e a de criação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.144361

Palavras-chave:

Pesquisa acadêmica, Palavra, Poesia, Criação

Resumo

A Prática Imersiva, A casos, Par Lavras se deu a partir das palavras-chave das pesquisas, em andamento, dos pesquisadores participantes. Essas palavras foram lidas, desenhadas, vistas, sussurradas, escutadas e transformadas em fragmentos. Depois foram anexadas de modos inventivos sugerindo percursos inesperados, tanto nas pesquisas pessoais, quanto nas pesquisas coletivas. As páginas a seguir apresentam um condensado desta experiência sob forma de ensaio visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimar Bello Frange, Doutora pela ECA/USP, Artista visual, Escritora. Professora Titular Aposentada pela UFU/MG

Mineira, vive e trabalha em São Paulo. Arte Educadora. Artista visual: desenhos, instalações, vídeos, performances, livros de artista. Escritora. Exposições individuais e coletivas no Brasil, Argentina, Chile, Cuba, Japão, China, Portugal, Espanha, França, Guatemala. Pós Doutora em Comunicação e Semiótica, PUC-SP. Pós Doutora no Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC-SP. Mestre e Doutora em Arte Educação pela ECA-USP. Profa. Titular Aposentada UFU-MG. Membro da FAEB e da ANPAP. Participante do Grupo de Pesquisa MAMETO/EBA-UFBA e Do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais – Sem Nome (por enquanto), na Casa Contemporânea, São Paulo. Pesquisadora voluntária. Livros publicados: Porque se esconde a violeta. São Paulo, Ed. Annablume, 1995. Noemia Varela e a arte. Belo Horizonte, C-Arte, 2002.  Sete vira um, São Paulo, Livro de Artista, 2015. Caracol é uma casa que se anda, São Paulo, Ed. Labrador, 2016 e 2022. Cada luz que pisca, São Paulo. Ed. Patuá, 2023. Principais prêmios: Residência, Djerassi Resident Artists Program, Califórnia, 2019. Residência Artística, Fundação SACATAR, Ilha de Itaparica, 2011. 8º Salão do Mar: vasas. cidades, dos Alpes ao Ilha de Capri, menos um, menos dois, menos três. Vitória, ES., dezembro, 2008. Bolsa de Pesquisa em Arte, FUNDAÇÃO VITAE: Cidades Utópicas, desenhos contemporâneos, São Paulo, 1994. Prêmio de Artes Plásticas – Bolsa de Desenho - 2º Festival de Inverno de Ouro Preto, MG. 1987.

 

Anne Courtois Vidal, Artista Plástica, Arte Educadora, Doutoranda no IA-Unesp

Francesa radicada no Brasil desde 1995, vive e trabalha em São Paulo. Artista plástica e professora, atualmente doutoranda no Instituto de Artes da Unesp sob a orientação da Dra. Rita Berti Bredariolli, é Mestra em Abordagens Teóricas da Arte (2022) e pós-graduada em Terapias Expressivas (2020) pela mesma instituição. Cursou o Núcleo de Arte Educação Nace-USP em 2002 e é Mestre em Artes Plásticas pela ESAD (Orléans-1990). Sua produção artística se desenvolve na área da Poesia Expandida relacionando objetos e palavras por meio de impressos, instalações e ações performativas. Atuou também como cenografa e curadora associada em exposições realizadas para o SESC de São Paulo e o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (IEPÉ).

Referências

BARROS, Manoel de. Poema Escova. In: Memórias inventadas: a infância, São Paulo: Planeta, 2003.

CAMPOS, Augusto de. Poema REVER. Equivocábulos. São Paulo: Edições Invenção, 1970.

RAMOS, Graciliano. Linhas tortas. Rio de Janeiro: Record, 2016.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

FRANGE, L. B.; VIDAL, A. C. A casos, Par Lavras: um convite verbivocovisual para borrar fronteiras entre a pesquisa acadêmica e a de criação. Revista GEARTE, [S. l.], v. 11, 2024. DOI: 10.22456/2357-9854.144361. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/144361. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Ensaio Visual