A casos, Par Lavras: una invitación verbívocovisual a difuminar los límites entre la investigación académica y creación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.144361

Palabras clave:

Investigación académica, Palabra, Poesía, Creación

Resumen

La práctica inmersiva, A casos, Par Lavras se basó en palabras clave de la investigación en curso de los investigadores participantes. Estas palabras fueron leídas, dibujadas, vistas, susurradas, escuchadas y transformadas en fragmentos. Luego se agregaron de manera inventiva, sugiriendo caminos inesperados, tanto en la investigación personal como colectiva. Las siguientes páginas presentan un resumen de esta experiencia en forma de ensayo visual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucimar Bello Frange, Doutora pela ECA/USP, Artista visual, Escritora. Professora Titular Aposentada pela UFU/MG

Mineira, vive e trabalha em São Paulo. Arte Educadora. Artista visual: desenhos, instalações, vídeos, performances, livros de artista. Escritora. Exposições individuais e coletivas no Brasil, Argentina, Chile, Cuba, Japão, China, Portugal, Espanha, França, Guatemala. Pós Doutora em Comunicação e Semiótica, PUC-SP. Pós Doutora no Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC-SP. Mestre e Doutora em Arte Educação pela ECA-USP. Profa. Titular Aposentada UFU-MG. Membro da FAEB e da ANPAP. Participante do Grupo de Pesquisa MAMETO/EBA-UFBA e Do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais – Sem Nome (por enquanto), na Casa Contemporânea, São Paulo. Pesquisadora voluntária. Livros publicados: Porque se esconde a violeta. São Paulo, Ed. Annablume, 1995. Noemia Varela e a arte. Belo Horizonte, C-Arte, 2002.  Sete vira um, São Paulo, Livro de Artista, 2015. Caracol é uma casa que se anda, São Paulo, Ed. Labrador, 2016 e 2022. Cada luz que pisca, São Paulo. Ed. Patuá, 2023. Principais prêmios: Residência, Djerassi Resident Artists Program, Califórnia, 2019. Residência Artística, Fundação SACATAR, Ilha de Itaparica, 2011. 8º Salão do Mar: vasas. cidades, dos Alpes ao Ilha de Capri, menos um, menos dois, menos três. Vitória, ES., dezembro, 2008. Bolsa de Pesquisa em Arte, FUNDAÇÃO VITAE: Cidades Utópicas, desenhos contemporâneos, São Paulo, 1994. Prêmio de Artes Plásticas – Bolsa de Desenho - 2º Festival de Inverno de Ouro Preto, MG. 1987.

 

Anne Courtois Vidal, Artista Plástica, Arte Educadora, Doutoranda no IA-Unesp

Francesa radicada no Brasil desde 1995, vive e trabalha em São Paulo. Artista plástica e professora, atualmente doutoranda no Instituto de Artes da Unesp sob a orientação da Dra. Rita Berti Bredariolli, é Mestra em Abordagens Teóricas da Arte (2022) e pós-graduada em Terapias Expressivas (2020) pela mesma instituição. Cursou o Núcleo de Arte Educação Nace-USP em 2002 e é Mestre em Artes Plásticas pela ESAD (Orléans-1990). Sua produção artística se desenvolve na área da Poesia Expandida relacionando objetos e palavras por meio de impressos, instalações e ações performativas. Atuou também como cenografa e curadora associada em exposições realizadas para o SESC de São Paulo e o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (IEPÉ).

Citas

BARROS, Manoel de. Poema Escova. In: Memórias inventadas: a infância, São Paulo: Planeta, 2003.

CAMPOS, Augusto de. Poema REVER. Equivocábulos. São Paulo: Edições Invenção, 1970.

RAMOS, Graciliano. Linhas tortas. Rio de Janeiro: Record, 2016.

Publicado

2024-12-02

Cómo citar

FRANGE, L. B.; VIDAL, A. C. A casos, Par Lavras: una invitación verbívocovisual a difuminar los límites entre la investigación académica y creación. Revista GEARTE, [S. l.], v. 11, 2024. DOI: 10.22456/2357-9854.144361. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/144361. Acesso em: 25 jun. 2025.

Número

Sección

Ensaio Visual