enREDE(ando) memórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.144359

Palavras-chave:

Grupos de Pesquisa enREDE, Comunidade, Investigação em Artes, Educação Artística e Arte/Educação

Resumo

Rastreando uma possível história do nascimento da enREDE – Rede Internacional de Investigação em Artes, Educação Artística e Arte/Educação | Red Internacional de Investigación en Artes y Educación Artística mapeou-se o crescimento de uma comunidade que se vai tornando cada vez mais consciente da relevância que tem neste mundo. Com o Encontro Internacional de Arte/Educação: grupos de pesquisa enREDE, o rizoma da comunidade enREDE principiou a alastrar-se, numa esperança de fortalecimento das lutas e pesquisas comuns.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarida Dias, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS / Universidade do Porto – UP, Porto, Portugal

Investigadora júnior integrada do i2ADS - Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). É investigadora responsável do projeto “[in]visible - [in]visibilidade das identidades nos manuais escolares portugueses do 1º ano do ensino básico de Estudo do Meio a partir de 1974”, financiado pela FCT (http://doi.org/10.54499/2022.05056.PT). A sua investigação enquadra-se no grupo de interesse ID_CAI - IDENTIDADES_Colectivo de Acção/Investigação do i2ADS, trabalhando questões decoloniais e antidiscriminatórias na Educação Artística. Faz parte da enREDE – Rede Internacional de Investigação em Artes, Educação Artística e Arte/Educação, uma rede de colaboração na investigação anticolonial, antidiscriminatória e anticapitalista. Desenvolve atividades de gestão de ciência e tecnologia do i2ADS e dos diversos projetos nacionais e internacionais associados. O percurso académico foi trilhado com o Doutoramento em Educação Artística (FBAUP, 2020), o Mestrado em Estudos Criança, Especialização em Comunicação Visual e Expressão Plástica (Universidade do Minho, 2009) e a Licenciatura em Artes Plásticas - Escultura (FBAUP, 1999). Tem feito parte de diversas comissões organizadoras e científicas de eventos científicos. Atualmente é promotora do CIÊNCIAVitae.

Referências

AUGUSTOWSKY, Gabriela; VALLE, Damián Del (org.). Territorios de la educación artística en diálogo. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Universidad Nacional de las Artes, 2023. Disponível em: https://www.up.pt/enrede/alfa/wp-content/uploads/2024/03/Territorios-de-la-educacion-artistica-en-dialogo.pdf. Acesso em: 1 mar. 2024.

PETERSON, Sidiney; MIDORI, Amanda (org.). O Ensino Artístico que Temos e o que Queremos: Posturas, Histórias e Experiências no Brasil e em Portugal. Porto: i2ADS, 2021. Disponível em: https://www.up.pt/enrede/alfa/wp-content/uploads/2024/03/O-Ensino-Artistico-que-Temos-e-o-que-Queremos.pdf. Acesso em: 1 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

DIAS, M. enREDE(ando) memórias. Revista GEARTE, [S. l.], v. 11, 2024. DOI: 10.22456/2357-9854.144359. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/144359. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Arte/Educação enREDE