Jardines: entre los devenires de la enseñanza, la singularidad y el acto de espigar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.136630

Palabras clave:

Filosofías de la Diferencia, Singularidad, Enseñanza, Jardín, Espigar

Resumen

Este texto deriva de una investigación doctoral en educación y busca mover la noción de jardín en alianza con el método biografemático y el acto de espigar. Al movilizar el pensamiento, buscamos la proximidad al concepto de singularidad para encontrar alternativas cuando posiciones rígidas obstaculizan el movimiento en educación. El estudio se aproxima de las filosofías de la diferencia y buscó movimentar la cuestión: qué puede una enseñanza por la singularidad, en medio a las reverberaciones y los desbordamientos? Los restos que se encontraron en la ruta no siempre aparecieron explícitamente y también se mostraron en las sutilezas de los encuentros, en el polvo de tiza que se ubica en el bullicio de la escuela, en los imprevistos de la vida.

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Biografía del autor/a

Cíntia Medianeira Bitencourt de Lima, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria/RS, Brasil

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria (2020- atual). Mestre em Artes Visuais na linha de Arte e Tecnologia (2017) pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - Universidade Federal de Santa Maria. Especialização EAD ARTEDUCA: Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas (2014) pela Universidade de Brasília (660 horas). Possui graduação em Artes Visuais (bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), graduação em Artes Visuais (licenciatura plena) pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Frequentou o curso de Pedagogia séries iniciais e matérias pedagógicas do 2º grau (705 horas) pela Universidade Federal de Santa Maria (1991). Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Design/CNPq da Universidade Federal de Santa Maria, desde 2014, enfocando as relações arte, design e tecnologia. Tem experiência na área de Artes e Design, atuando principalmente nos seguintes temas: design de superfície e estamparia, design cerâmico e têxtil. Estuda as relações entre educação, filosofias da diferença e singularidade na docência. 

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria/RS, Brasil

Professora Titular do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria (1987). Bacharel em Desenho e Plástica (Cerâmica) pela Universidade Federal de Santa Maria (1987). Mestre em Antropologia Social pela Universidad de Barcelona, Espanha (1990) e Doutora em História, Geografia e História da Arte pela Universidad de Barcelona, Espanha (1995). Atua na Graduação no Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Coordenou o Subprojeto PIBID Artes Visuais (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de 2010 à 2017. Coordenou o Subprojeto Residência Pedagógica Artes Visuais (2018-2022), Membro da International Society for Education through Art, InSEA. Sócia da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação. Vice Coordenadora do GT 24 Educação e Arte da ANPED (2017 - 2019) e Coordenadora (2019 - 2021) Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado (PPGE/CE/UFSM), na Linha de Pesquisa LP4: Educação e Artes. Líder do GEPAEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura da UFSM (2006 - atual). Editora Chefe da Revista Digital do LAV (Qualis A3 em Educação e Artes). Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação e Artes do PPGE/UFSM (2012-2021). Desenvolve pesquisas na área de Educação e Artes Visuais, com ênfase em Educação, nas temáticas: Docência como campo de experimentação; Experiência educativa em artes visuais; Educação e Filosofias da diferença para pensar a leitura e a escrita com imagens. 

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Filmografia

OS CATADORES e eu. Direção: Agnès Varda. França: Ciné Tamaris, 2000. 1 DVD

Publicado

2024-01-06

Cómo citar

LIMA, Cíntia Medianeira Bitencourt de; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Jardines: entre los devenires de la enseñanza, la singularidad y el acto de espigar. Revista GEARTE, [S. l.], v. 10, 2024. DOI: 10.22456/2357-9854.136630. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/136630. Acesso em: 28 ago. 2025.

Número

Sección

Artículos