Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS: nuances de uma coleção (1950-1959)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.134932

Palavras-chave:

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Educação em museus, Coleção, Sistema da arte, Educação para o povo

Resumo

O artigo apresenta a conformação inicial da coleção do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, no qual foram analisados os registros referentes ao trabalho do primeiro gestor do museu. O estudo buscou a documentação salvaguardada com o objetivo de encontrar vestígios, e assim mapear a aquisição das primeiras obras do acervo artístico da instituição. Propôs compreender o projeto museal apresentado aos públicos na perspectiva educativa, junto ao sistema da arte. Depreende-se que Ado Malagoli definiu uma concepção de acervo e contribuiu para a articulação da educação visual para o povo.

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Biografia do Autor

Adriana Ganzer, Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio – GEMMUS/ UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Linha de Pesquisa História, Memória e Educação. Mestre em Educação pela UNESC (2007). Dissertação premiada pelo Minc Iphan, Prêmio Mario de Andrade (2008): Eu começava a olhar uma coisa que me interessava e já tinha que olhar outra: refletindo sobre a relação dialógica entre o museu de arte e a criança. Integrante do Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio – GEMMUS/ UFRGS. Graduação em Artes Plásticas Licenciatura e Bacharelado pela UPF (1993). Tem experiência na área de Arte, Infância e Educação com ênfase em projetos educativos e capacitação de professores, como também participação em congressos nacionais e internacionais principalmente nos seguintes temas: museus, arte, educação museal, pesquisa com crianças, formação de professores, pesquisa de materiais alternativos e sustentabilidade.

Zita Possamai, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Pós-doutoramento na Universidade Paris 3 Sorbonne Nouvelle (2014), com o projeto de pesquisa Museu e Fotografia: estudo sobre os museus de educação na França, séculos XIX e XX. Licenciada (1991), Bacharel (1992), Mestre (1998) e Doutora (2005) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exercendo suas atividades no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, do qual foi coordenadora (2017-2019), no Curso de Museologia, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, e no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação. Bolsista Produtividade do CNPq-2. Tem experiência na área de História, Museologia e Educação, com ênfase em investigação histórica e gestão do patrimônio cultural urbano e museus. Autora e organizadora de artigos e livros sobre História de Porto Alegre, memória, patrimônio, história da educação, história dos museus e educação em museus, entre outros. Membro fundadora e líder por 10 anos do Grupo de Estudos em Memória, Patrimônio e Museus (GEMMUS/CNPq). Conselho Internacional de Museus, do qual compõe o conselho consultivo do comitê brasileiro, e da Associação Nacional de História, da qual foi presidente da seção RS, coordenadora dos GT Acervos e GT história, imagem e Cultura visual e GT Nacional História e Patrimônio Cultural da ANPUH. Foi docente em vários cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Patrimônio Cultural e Museologia. Foi docente do Centro Universitário Metodista IPA (2000-2006), onde atuou como Coordenadora do Curso de História; Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Educação; Coordenadora do Museu IPA.

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Publicado

2024-01-06

Como Citar

GANZER, Adriana; POSSAMAI, Zita. Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS: nuances de uma coleção (1950-1959). Revista GEARTE, [S. l.], v. 10, 2024. DOI: 10.22456/2357-9854.134932. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/134932. Acesso em: 28 ago. 2025.

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Artigos