Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS: nuances de uma coleção (1950-1959)
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.134932Palavras-chave:
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Educação em museus, Coleção, Sistema da arte, Educação para o povoResumo
O artigo apresenta a conformação inicial da coleção do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, no qual foram analisados os registros referentes ao trabalho do primeiro gestor do museu. O estudo buscou a documentação salvaguardada com o objetivo de encontrar vestígios, e assim mapear a aquisição das primeiras obras do acervo artístico da instituição. Propôs compreender o projeto museal apresentado aos públicos na perspectiva educativa, junto ao sistema da arte. Depreende-se que Ado Malagoli definiu uma concepção de acervo e contribuiu para a articulação da educação visual para o povo.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. História. A arte de inventar o passado. Bauru, SP: EDUSC, 2007.
ALMEIDA, Cícero Antônio Fonseca de. A função educativa dos museus de Bertha Lutz, uma peça (quase) esquecida do quebra-cabeça da museologia no Brasil. Acervo, Rio de Janeiro, v. 26, nº 2, p. 123-132, jul./dez. 2013.
ALVES, José Francisco. In. HOLTZ, Raul. (Org.) Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli. Catálogo Geral. Porto Alegre: MARGS, 2013. p. 53-58.
AMARAL, José Luiz. https://www.margs.rs.gov.br/nucleo-de-acervo/#1448914269189-a0750f43-0cef. Acesso em: março de 2023.
AVANCINI, José Augusto; BRITES, Blanca. Ado Malagoli: tradição e modernidade. Porto Alegre: Bankorp Cultural, Opus Promoções, 2004.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BULHÕES. Maria Amelia (Org.). As novas regras do jogo: o sistema de arte no Brasil. Porto Alegre: Zouk, 2014.
BREFE, Ana Cláudia F. Os primórdios do Museu: da elaboração conceitual à instituição pública. Projeto História, São Paulo, n.17, p.281-315, nov.1998.
CERAVOLO, Suely Moraes. Uma análise sobre museus na década de 1940: o estudo de José Antônio do Prado Valladares. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 19, n. 2, p. 769-773, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702012000200027. Acesso em: 16
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CURY, Marilia Xavier. Comunicação e pesquisa de recepção: uma perspectiva teórico-metodológica para os museus. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, V. 12 (suplemento), p. 365-80, 2005.
FARIA, Ana Carolina Gelmini de. Educar no museu: o Museu Histórico Nacional e a educação no campo dos museus (1932-1958), 2017, 296 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/158339. Acesso em: julho 2021.
FARIA, Ana Carolina Gelmini de; POSSAMAI, Zita Rosane. Museus e educação: debates internacionais e produção intelectual brasileira, 1958. X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - COLUBHE. Curitiba-PR, 2014.
GINZBURG, Carlo. Sinais, raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Cia das Letras,1989. p. 143-180.
GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre Cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/ FAPESP, 2004.
HOLTZ, Raul. (Org.) Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli. Catálogo Geral. Porto Alegre: MARGS, 2013.
KRAWCZYK, Flavio. O espetáculo da legitimidade - os salões de artes plásticas em Porto Alegre: 1875-1995. Mestrado em Artes Visuais. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, 1997.
LOPES, Maria Margaret. O Brasil descobre a pesquisa científica: os museus e as ciências naturais no século XIX. Brasília, DF: Ed. UNB, 2009.
MALAGOLI, Ruth. O olhar de Ruth sobre Malagoli. In: GOLIN, Cida e MARSHALL, Francisco. Selecta do Museu. 2v. Porto Alegre: Corag, 2005. p. 99-100.
MARGS Boletim Informativo. V I n° I, 1976.
MARGS. CATÁLOGO da 1° Exposição de Arte Contemporânea, 1955.
MENESES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História. São Paulo, V. 23, n° 45, p.11-36, 2003.
MENESES, Ulpiano Bezerra de. O Museu e o Problema do Conhecimento. In: Anais do IV Seminário sobre Museus-Casas: Pesquisa e Documentação. Rio de Janeiro, Fundação Casa de Rui Barbosa, p. 17-39, 2002.
MENDONÇA, Edgar Süssekind de. A extensão cultural nos museus. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1946. 72 p. (Série Museu Nacional publicações avulsas; n. 2). Disponível em: http://flanelografo.com.br/impermanencia/biblioteca/Mendonca%20(1946).pdf. Acesso em: março 2023.
MOURA, Reinaldo. Os olhos do mundo. Porto Alegre, Correio do Povo, RS, 14/09/1955.
MORAIS, Frederico. Núcleo Bernardelli: arte brasileira nos anos 30 e 40. Rio de Janeiro, Pinakotheke, 1982.
PIETA, Marilene Burtet. Modernidade da pintura no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Sagra: DC Luzzatto, 1995.
POMIAN, Krzysztof. Colecção. In: Enciclopédia Einaudi. V. 1 (Memória-História). Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984. p. 51-86.
POULOT, Dominique. Musée, nation, patrimoine 1789-1815. Paris Gallimard, 1997
POSSAMAI, Zita Rosane. Exposição, Coleção, Museu Escolar: ideias preliminares de um museu imaginado. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 58, p. 103-119, out./dez. 2015.
PRESSER, Decio; ROSA, Renato. Dicionário de artes plásticas no Rio Grande do Sul. 2ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, 2000.
RAMOS, Paula Viviane. Artistas ilustradores: a editora Globo e a constituição de uma visualidade moderna pela ilustração. Porto Alegre: 2007. Doutorado em Artes Visuais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.
SCARINCI, Carlos. REVISTA DO GLOBO, n° 693, 1957.
SCARINCI, Carlos. REVISTA DO GLOBO n° 647, 1955.
SCARINCI, Carlos. REVISTA DO GLOBO n° 642, 1955.
SILVA, Ana Celina Figueira da. INVESTIGAÇÕES E EVOCAÇÕES DO PASSADO: O Departamento de História Nacional do Museu Júlio de Castilhos (Porto Alegre-RS, 1925-1939). Porto Alegre: 2018. 332 p. Tese de Doutorado em História – Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.
SIMON, Cirio. Origens do Instituto de Artes da UFRGS: Etapas entre 1908 – 1962 e contribuições na constituição de expressões de autonomia no sistema de artes visuais do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: 2003. Tese de Doutorado em História. FFCH Departamento de História. PUCRS, 2003.
SIMON, Cirio. A instituição MARGS. In: GOMES, Paulo César Ribeiro e GRECCO, Vera Regina Luz (org.). Memória do Museu. 3 v. Porto Alegre: Corag, 2005. p. 174-176.
SPINELLI, Teniza. MARGS Boletim Informativo. V 19, 1984.
VALLADARES, José Antônio do Prado. Museus para o povo: um estudo sobre museus americanos [1946]. 1. ed., n. 6. Bahia: Publicações do Museu do Estado da Bahia/Ministério da Educação e Saúde, 2010. 105 p.
VIEIRA, Lucia Gouvêa. Salão de 1931. Marco da revelação da arte moderna em nível nacional. Rio de Janeiro: FUNARTE/ Instituto Nacional de Artes Plásticas, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.