A pesquisa como qualificação do trabalho docente na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.128627Palavras-chave:
Pesquisa em educação e arte, Professor reflexivo, Educação básica, Saberes em diálogoResumo
O artigo reflete sobre a importância da pesquisa na formação do professor da educação básica, tendo como referência a trajetória profissional e acadêmica da autora como pesquisadora e dialoga com as discussões no campo da pesquisa educacional que problematizam o papel do professor pesquisador e do professor reflexivo, evidenciando a possibilidade de coexistência destes papéis na escola. Relata pesquisas acadêmicas e colaborativas realizadas no âmbito da educação básica oriundas da problematização da prática docente como possibilidade de construção de conhecimento e produção de sentidos sobre a arte e a educação.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, Marli (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 63-80.
BARBOSA, Ana Mae (org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008.
BRAIT, Beth. A natureza dialógica da linguagem: formas e graus de representação dessa dimensão constitutiva. In: FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão; CASTRO, Gilberto de. (org.). Diálogo com Bakhtin. Curitiba: UFPR, 2001.
GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002.
GATTI, Bernadete Angelina. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 65-81, jul. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/VVXgbRbzwwsLTZvmYSL6M9b/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 9 ago. 2022.
GATTI, Bernardete Angelina et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf. Acesso em: 9 ago. 2022.
GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002.
LANDOWSKI, Eric. De imperfection, o livro do qual se fala. In: GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002. p. 125-150.
LEDUR, Rejane Reckziegel. Arte contemporânea e produção de sentidos no ensino da arte: a experiência estética dos alunos na Bienal do Mercosul sob o olhar da semiótica discursiva. UFRGS, 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
LEDUR, Rejane Reckziegel. Professores de Arte e arte contemporânea: contextos de produção de sentido. UFRGS, 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
LEDUR, Rejane Reckziegel; MACHADO, Juliana Aquino; SILVA, Gilberto Ferreira da. Referencial curricular e pesquisa colaborativa: cartografias de um percurso formativo vivido na rede e com a rede. Canoas/RS: Unilasalle, 2021.
NÓVOA, Antônio. Carta a um jovem pesquisador em Educação. Investigar em Educação – IIª Série, n. 3, 2015. Disponível em: https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2015/06/antc3b3nio-nc3b3voa-carta-a-um-jovem-investigador.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.
NÓVOA, Antônio. O professor pesquisador e reflexivo. Entrevista concedida em 13 de setembro de 2001. Disponível em: https://ledum.ufc.br/arquivos/didatica/3/Professor_Pesquisador_Reflexivo.pdf. Acesso em: 22 nov. 2022.
SILVA, Gilberto Ferreira da; MACHADO, Juliana Aquino. “Saberes em diálogo”, um programa de formação continuada em rede: Universidade e Educação Básica. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 28, n. 69, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.28.4937. Acesso em: 22 ago. 2021.
SILVA, Gilberto Ferreira da; MACHADO, Juliana Aquino. Saberes em diálogo: a construção de um programa de formação docente em uma rede municipal de ensino. Revista Iberoamericana de Educación / Revista Ibero-americana de Educação. v. 77, n. 2, p. 95-114, 2018. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/3161/3978. Acesso em: 17 mai. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.