Intertexto e o diálogo entre as imagens

Autores

  • Maria Isabel Petry Kehrwald Grupo de Pesquisa em Educação e Arte - GEARTE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.128626

Palavras-chave:

Intertextualidade, Leitura de imagem, Arte, Educação

Resumo

Neste artigo abordo a importância do GEARTE na minha trajetória profissional, cito aspectos da pesquisa sobre processo criativo realizada durante o mestrado em educação e ofereço para reflexão algumas questões a respeito da intertextualidade, foco de meu interesse nas artes visuais e temática da minha tese de doutorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel Petry Kehrwald, Grupo de Pesquisa em Educação e Arte - GEARTE/UFRGS

Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS); Especialização em Artes Plásticas — Suportes Científicos e Práxis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/FACED/UFRGS). Foi professora e diretora da Fundação Municipal de Arte de Montenegro (FUNDARTE-Montenegro/RS). Tem experiência na área da educação, formação docente, artes visuais, atuando nos temas: ensino de arte, leitura de imagem, interdiscipliraridade/intertexto, processo criativo e metodologias de ensino. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS/CNPq).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 80 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva; Porto Alegre: Fundação Iochpe, 1991.

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1990.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. Lisboa: Edições 70, 2001.

CALABRESE, Omar. Como se lê uma obra de arte. Lisboa: Edições 70, 1993.

ECO, Umberto. A obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1976.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

KEHRWALD, Maria Isabel Petry. Ensino da arte as astúcias da intertextualidade: pedagogias do olhar. Porto Alegre: UFRGS, 2009. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

KEHRWALD, Maria Isabel Petry. Processo criativo e ensino da arte: mudanças e permanências. Porto Alegre: UFRGS, 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

LUKIANCHUKI, Cláudia. Dialogismo: a linguagem verbal como exercício do social. Revista Sinergia, v. 2, n.1, p. 43-47, 2001. doi:10.33780/issn.2177-451x.2001.v2.n1.p43-47 Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/sinergia/issue/view/44. Acesso em: 23 maio 2006.

SAMOYAULT, Tiphaine. L’intertextualité: mémoire de la littérature. Paris: Éditions Nathan/HER, 2001; Armand Colin, 2005.

SANT'ANNA, Afonso Romano de. Paródia, paráfrase & companhia. São Paulo: Ática, 1985.

WALKER, John A.; CHAPLIN, Sarah. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2002.

Downloads

Publicado

2022-11-24

Como Citar

KEHRWALD, M. I. P. . Intertexto e o diálogo entre as imagens. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.128626. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/128626. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Dossiê GEARTE: 25 anos