Intersecionalidades entre cinema, escola e produção de sentido: apontamentos de uma pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.128539Palavras-chave:
Educação, Cinema, Formação de professores, Produção de sentido, Fenomenologia, SemióticaResumo
Este texto tem por objetivo apresentar a pesquisa de doutorado em Educação em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS) no âmbito do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE) sobre a produção de sentido na relação entre o espectador e o cinema, e a importância desse conhecimento na formação de professores no contexto da lei 13006/2014.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei 13006/14, de 26 de junho de 2014. Diário Oficial da União, Brasília, 27 de jun. de 2014.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, 4. ed, 2020.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
FERRO, Marc. O filme: uma contra-análise da sociedade? In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre (org.). História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.
FRESQUET, Adriana; MIGLIORIN, Cezar. Da obrigatoriedade do cinema na escola, notas para uma reflexão sobre a Lei 13.006/14. CINEOP – 10ª mostra de cinema de Ouro Preto. Belo Horizonte: Universo Produção, 2015.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. São Paulo: Ideias & Letras, 2006.
KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo horizonte: Autêntica, 2007.
LANDOWSKI, Eric. Sociossemiótica: uma teoria geral do sentido. Galáxia. São Paulo (on-line), n. 27, p. 10-20, jun. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014119609
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PILLAR, Analice Dutra (org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Editora Mediação, 2011.
RANCIÉRE, Jacques. As distâncias do cinema. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
RANCIÈRE, Jacques. A fábula cinematográfica. São Paulo: Papirus, 2013.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.