Ato docente como ato criativo: acontecimento e experiência
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.128538Palavras-chave:
Atividades de Kaprow, Pedagogia do evento, Objeto propositor poéticoResumo
As Atividades de Allan Kaprow e a ideia de Pedagogia como evento, de Dennis Atkinson, são chave para pensar na criação de uma proposta de Objeto propositor poético e na atuação docente como atuação criativa. Transformar a ideia de materiais didáticos para Artes Visuais significa repensar processos educativos visando transformações não só nos modos de aprender, mas também nas formas de relacionar-se e de ocupar os espaços, utilizando o corpo, proporcionando diálogos e compartilhamento de saberes, além de incluir aspectos lúdicos e imaginativos.
Downloads
Referências
ATKINSON, Dennis. Pedagogy against the State. The International Journal of Art & Design Education. v. 27, p. 226-240, out. 2008. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1476-8070.2008.00581.x. Acesso em: 18 ago. 2018.
ATKINSON, Dennis. Pedagogy of the event. 2014. Disponível em: https://www.kettlesyard.co.uk/wp-content/uploads/2014/12/onn_atkinson.pdf. Acesso em: 18 ago. 2018.
FERNÁNDEZ MÉNDEZ, Maria del Rosario Tatiana. O evento artístico como pedagogia. UNB, 2015. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
FERNÁNDEZ, Tatiana. Objetos de aprendizagem poéticos para o ensino das artes visuais. Brasília: Universidade de Brasília, s/d. Objeto de aprendizagem digital. Disponível em: http://www.estagiodeartista.pro.br/ artedu/oap_oficina/index_oapnew.htm. Acesso em: 24 ago. 2018.
FERNÁNDEZ, Tatiana; DIAS, Belidson. Objetos de aprendizagem poéticos: máquinas para construir territórios de subjetivação. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP, 24., 2015, Santa Maria, RS. Anais [...]. Santa Maria: UFSM. p. 3481-3495.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento de cultura. 5ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
LUPA – Ensaios Audiovisuais. Caderno do Professor. Material Educativo. Belo Horizonte: Museu de Artes e Ofícios, Programa Educativo, 2016.
MARTINS, Mirian Celeste (org.). Mediação: provocações estéticas. São Paulo: Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista. v. 1, n. 1, out. 2005.
NARDIM, Thaise Luciane. A ideia de jogo na obra de Allan Kaprow e o jogo da cena performativa. In: CONGRESSO DA ABRACE, 6., 2010, Campinas, SP. Anais [...]. Campinas: PPGADC, Instituto de Artes, UNICAMP, v. 11, n. 1. 2010.
NARDIM, Thaise Luciane. As atividades de Allan Kaprow: artes de agir, obras de viver. Revista Valise, Porto Alegre, v. 1, n. 1, jul. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.