Ato docente como ato criativo: acontecimento e experiência

Autores

  • Andrea Hofstaetter Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.128538

Palavras-chave:

Atividades de Kaprow, Pedagogia do evento, Objeto propositor poético

Resumo

As Atividades de Allan Kaprow e a ideia de Pedagogia como evento, de Dennis Atkinson, são chave para pensar na criação de uma proposta de Objeto propositor poético e na atuação docente como atuação criativa. Transformar a ideia de materiais didáticos para Artes Visuais significa repensar processos educativos visando transformações não só nos modos de aprender, mas também nas formas de relacionar-se e de ocupar os espaços, utilizando o corpo, proporcionando diálogos e compartilhamento de saberes, além de incluir aspectos lúdicos e imaginativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Hofstaetter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Professora Associada do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS (IA/UFRGS), atuando principalmente no Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Mestre e Doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS. Realizou estágio Pós-Doutoral na área de Educação e Artes Visuais, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística: Habilitação em Artes Plásticas, pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo - FEEVALE (1994). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS/CNPq). É membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de produção, experimentação e avaliação de materiais didáticos e objetos de aprendizagem para o Ensino de Artes Visuais.

Referências

ATKINSON, Dennis. Pedagogy against the State. The International Journal of Art & Design Education. v. 27, p. 226-240, out. 2008. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1476-8070.2008.00581.x. Acesso em: 18 ago. 2018.

ATKINSON, Dennis. Pedagogy of the event. 2014. Disponível em: https://www.kettlesyard.co.uk/wp-content/uploads/2014/12/onn_atkinson.pdf. Acesso em: 18 ago. 2018.

FERNÁNDEZ MÉNDEZ, Maria del Rosario Tatiana. O evento artístico como pedagogia. UNB, 2015. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

FERNÁNDEZ, Tatiana. Objetos de aprendizagem poéticos para o ensino das artes visuais. Brasília: Universidade de Brasília, s/d. Objeto de aprendizagem digital. Disponível em: http://www.estagiodeartista.pro.br/ artedu/oap_oficina/index_oapnew.htm. Acesso em: 24 ago. 2018.

FERNÁNDEZ, Tatiana; DIAS, Belidson. Objetos de aprendizagem poéticos: máquinas para construir territórios de subjetivação. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP, 24., 2015, Santa Maria, RS. Anais [...]. Santa Maria: UFSM. p. 3481-3495.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento de cultura. 5ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

LUPA – Ensaios Audiovisuais. Caderno do Professor. Material Educativo. Belo Horizonte: Museu de Artes e Ofícios, Programa Educativo, 2016.

MARTINS, Mirian Celeste (org.). Mediação: provocações estéticas. São Paulo: Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista. v. 1, n. 1, out. 2005.

NARDIM, Thaise Luciane. A ideia de jogo na obra de Allan Kaprow e o jogo da cena performativa. In: CONGRESSO DA ABRACE, 6., 2010, Campinas, SP. Anais [...]. Campinas: PPGADC, Instituto de Artes, UNICAMP, v. 11, n. 1. 2010.

NARDIM, Thaise Luciane. As atividades de Allan Kaprow: artes de agir, obras de viver. Revista Valise, Porto Alegre, v. 1, n. 1, jul. 2011.

Downloads

Publicado

2022-11-18

Como Citar

HOFSTAETTER, A. . Ato docente como ato criativo: acontecimento e experiência. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.128538. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/128538. Acesso em: 20 mar. 2023.

Edição

Seção

Dossiê GEARTE: 25 anos