Pesquisas em diálogo: o nível narrativo, junções e transformações de duas pesquisadoras

Autores

  • Marília Forgearini Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil
  • Júlia Soares Martini Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.128537

Palavras-chave:

Desenvolvimento acadêmico, Semiótica discursiva, Produção de sentido, Literatura Infantil, Desenho animado

Resumo

Este trabalho apresenta e analisa o encontro de duas pesquisadoras decorrente de ações de formação acadêmico-científica. A semiótica discursiva, perspectiva teórico-metodológica que une as ações das pesquisadoras, é referencial para esta análise. Destaca-se a conjunção das pesquisas de cada pesquisadora a partir do personagem principal de seus objetos de sentido: livro de literatura infantil e desenho animado. No percurso gerativo de sentido do encontro, o nível narrativo explicita efeitos de sentido das junções e transformações. Evidencia-se a relevância de grupos de pesquisa como o GEARTE que reverberam transformações dos pesquisadores envolvidos agregando outros. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Forgearini Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS), Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UNISC) e licenciada em Letras Português/Inglês (UFSM). Professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação, na área de Didática dos Anos Iniciais, leitura e escrita e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Pesquisadora vinculada aos grupos GEARTE/PPGEDU/CNPq (Grupo de Pesquisa em Educação e Arte), GPED/UFRGS (Grupo de Pesquisa sobre Educação e Disciplinamento), OLLI/UCS/CNPq (Observatório de Leitura e Literatura) e Grupo AULA/CNPq (AULA: alfabetização, linguagem e ensino). Porto Alegre, RS.

Júlia Soares Martini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Licenciada em Pedagogia (UFRGS), bolsista de Mestrado CNPq no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora vinculada aos grupos GEARTE/PPGEDU/CNPq (Grupo de Pesquisa em Educação e Arte) e ao GPED/UFRGS (Grupo de Pesquisa sobre Educação e Disciplinamento). Porto Alegre, RS.

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 4.ed. São Paulo: Parma LTDA, 2005.

CORSARO, William A. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC. [Brasília]: CNPq, [200-?]. Disponível em: http://memoria.cnpq.br/pibic. Acesso em: 16 set. 2022.

FLOCH, Jean Marie. Alguns conceitos fundamentais em semiótica geral: documentos de estudo do centro de pesquisas sociossemióticas. São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, São Paulo, 2001.

FIORIN, José Luiz. A noção de texto na semiótica. Organon, Porto Alegre, v. 9, n. 23, p.165-176, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/ index.php/ organon/article/view/29370. Acesso em: 16 set. 2022.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2021.

IRMÃO DO JOREL. Direção: Juliano Enrico; Rodrigo Soldado. Produção: Zé Brandão; Felipe Tavares. São Paulo: TV Quase; Copa Studio; Cartoon Network Brasil, 2014.

JUNQUEIRA, Sonia. A menina e o tambor: desenhos de Mariângela Haddad. Belo Horizonte, Autêntica, 2009.

LANDOWSKI, Eric. Com Greimas: interações semióticas. São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2017.

MARTINI, Júlia S. Letramento audiovisual: análise, planejamento e mediação a partir de um desenho animado. Porto Alegre: UFRGS, 2020. Trabalho de Conclusão (Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/224308. Acesso em: 16 set. 2022.

OLIVEIRA, Ana Claudia. Lisibilidade da imagem. Revista da FUNDARTE/ Fundação Municipal de Artes de Montenegro. v. 1, n. 1. jan./jun., p. 5-7, 2001.

TEIXEIRA, Lucia. Para uma metodologia de análise de textos verbovisuais. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia. Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p. 41-77.

Downloads

Publicado

2022-11-18

Como Citar

NUNES, M. F.; MARTINI, J. S. . Pesquisas em diálogo: o nível narrativo, junções e transformações de duas pesquisadoras. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.128537. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/128537. Acesso em: 26 jan. 2023.

Edição

Seção

Dossiê GEARTE: 25 anos