Mão na Massa: Experiências [Re]Significativas, II Congresso Internacional online entre Arte, Cultura e Educação, Reconexões da Abordagem Triangular no Ensino das Artes

Autores

  • Fernanda Pereira da Cunha Universidade Federal de Goiás — UFG, Goiás/GO, Brasil
  • Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo Universidade Federal de Pernambuco — UFPE, Recife/PE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.128427

Palavras-chave:

Abordagem Triangular, História da Abordagem Triangular, II Congresso Internacional online entre Arte, Cultura e Educação, Paulo Freire e Noemia Varela

Resumo

Fernanda Cunha com Fernando Azevedo entrelaçam diálogos permeados por aspectos históricos demarcados pela Abordagem Triangular no percurso dos seus 30 anos de existência, procurando valorizar as diversas interpretações que essa teoria possibilita por sua abertura. Assim, intercruzam o II Congresso Internacional online entre Arte, Cultura e Educação com o tema Reconexões da Abordagem Triangular no Ensino das Artes, com pinceladas de histórias: como destaque para os pais intelectuais de Ana Mae Barbosa; as lutas articuladas entre educação e arte de Paulo Freire com Francisco Brennand, para o acesso da imagem no trabalho dos Círculos de Cultura, ao preparar os leitores de mundo... Quando a voz é calada e a resistência se faz esperança... Além do Discurso Panegírico na solenidade de outorga do título de Doutora Honoris Causa da UFPE à Professora Dra. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Pereira da Cunha, Universidade Federal de Goiás — UFG, Goiás/GO, Brasil

Possui graduação em Educação Artística - Licenciatura Plena pela Fundação Armando Álvares Penteado, mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo. É Professora Associada da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG). Foi vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) Interdisciplinar em Performances Culturais (2015-2016). É coordenadora do Curso de Especialização em Arte/Educação Intermidiática (EMAC/UFG). Participa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Artes da Cena pela EMAC/UFG. Membro do grupo de estudos GEARTE (Grupo de Pesquisa em Educação e Arte) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos temas: Intermídia, Cultura Digital, e-Arte/Educação.

Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco — UFPE, Recife/PE, Brasil

Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1976), Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2014). Professor do curso de Pedagogia no Centro Acadêmica do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA. Membro do grupo de estudos GEARTE (Grupo de Pesquisa em Educação e Arte) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência na área de Artes, com ênfase em Ensino de Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte educação, história da arte educação, educação especial, ensino de arte, formação continuada de professores e inclusão social e cultural, além de Filosofia e Filosofia da Educação.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BARBOSA, Ana Mae. Paulo Freire e a arte-educação. In: GADOTTI, Moacir. Paulo Freire uma biobibliografia. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire; Brasília, DF; UNESCO, 1996. p. 637.

BARBOSA, Ana Mae. Redesenhando o desenho: educadores, política e história. São Paulo: Cortez, 2015.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos e utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mae. Gênese da Abordagem Triangular. In: Conferência de Abertura do II Congresso Internacional Online entre Arte, Cultura e Educação. YouTube, Canal Oficial da Reitoria Digital UFG, 2021. < https://www.youtube.com/watch?v=NbcxFXamMNU&ab_channel=UFGOficial > Acesso em: 01 set. 2022.

BARBOSA, Ana Mae. Conferência de Encerramento sobre a enquete intitulada "O que é necessário para fortalecer as relações entre Arte, Cultura e Educação na Educação Básica - Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissionalizante?" do II Congresso Internacional Online entre Arte, Cultura e Educação. YouTube, Canal Oficial da Reitoria Digital UFG, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0umyRPJ4F50 > Acesso em: 01 set. 2022.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Círculo de cultura. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (org.) Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 81-82.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informatização: economia, sociedade e cultura. 2ª. ed., v. I. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 44. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

REDIN, Euclides. Boniteza. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (org.) Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 71.

STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (org.) Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

SZYMBORSKA, Wislawa. Um amor feliz. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

CUNHA, F. P. da; AZEVEDO, F. A. G. de. Mão na Massa: Experiências [Re]Significativas, II Congresso Internacional online entre Arte, Cultura e Educação, Reconexões da Abordagem Triangular no Ensino das Artes. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.128427. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/128427. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Abordagem Triangular: 30 anos