Arte como experiência em uma Abordagem Triangular ou sobre o ensino de pintura em zigue zague

Autores

  • Jociele Lampert Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC, Brasil
  • Raony Robson Ruiz Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.125069

Palavras-chave:

Artes visuais, Abordagem Triangular, Experiência, Pintura, Arte Educação

Resumo

O presente artigo objetiva articular os conceitos da Abordagem Triangular da autora brasileira Ana Mae Barbosa com o de Arte como experiência do filósofo americano John Dewey, para analisar a prática docente como investigação realizada pelo/a artista professor/a pesquisador/a no contexto do ensino de pintura. Para tanto desenvolvemos partindo dos autores citados, uma pesquisa experimental que tenciona a prática docente e a prática artística, constituindo-se de metáforas e desafios, em meio ao zigue e zague na Abordagem Triangular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jociele Lampert, Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Desenvolveu pesquisa como professora pesquisadora visitante no Teachers College na Columbia University na cidade de New York como Bolsista Fulbright (2013), onde realizou estudo intitulado: Artist's diary and professor's diary: roamings about painting education. Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP (2009); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Possui Graduação em Desenho e Plástica Bacharelado em Pintura, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e Licenciatura também pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais PPGAV/UDESC, como orientadora na Linha de Pesquisa de Ensino das Artes Visuais e na Graduação em Artes Visuais DAV/UDESC. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura UFSM/CNPq. Membro/Líder do Grupo de Pesquisa Entre Paisagens UDESC/CNPq. Coordenadora do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC). É Editora Chefe do Periódico Revista Apotheke. Foi coordenadora de Pós-Graduação em Artes Visuais PPGAV/UDESC (2017 - 2020). Tem experiência na área de Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: pintura, arte e educação, formação docente. É membro associado da ANPAP. Site: www.jocielelampert.com.br e www.apothekeestudiodepintura.com

Raony Robson Ruiz, Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Mestrando na linha de Ensino das Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) 2021. Graduado no curso de licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) 2016. Atuou como professor de História da Arte em cursos preparatórios para vestibular, professor da disciplina de Artes em escola municipal de Maringá (2016) e como professor da rede Sesi Internacional de Maringá (2020). Membro do Grupo de Pesquisa Entre Paisagens, UDESC/CNPq, membro do Projeto de Ensino e Extensão Estúdio de Pintura Apotheke, UDESC/CEART, do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke UDESC/CEARTE e membro da equipe editorial da Revista Apotheke UDESC/PPGAV, ISSN: 2447-1267. Desenvolve pesquisa no campo da Arte Educação.

Referências

APOTHEKE, Revista. Entrevista com Ana Mae Barbosa. Revista Apotheke, Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina v. 3, n. 2, páginas 146 — 156. Julho de 2016. DOI: 10.5965/2447267222016146.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte. Coleção Arte & Ensino, 1998.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2002.

DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.

DEWEY, John. Arte e experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FERRAZ, Maria Heloisa Correa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende. Metodologia do Ensino de Arte: Fundamentos e Proposições. São Paulo: Cortez, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

LAMPERT, Jociele. Arte contemporânea, cultura visual e formação docente. 2009. 159f. Tese (Doutorado Escola de Comunicações e Artes - ECA). Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

MAARHUIS, Patricia Louise; RUD, Anthony Gordon; Imagining Dewey: Artful Works and Dialogue about Art as Experience. Ed. Sense Publishers, 2020.

Downloads

Publicado

2022-08-15

Como Citar

LAMPERT, J.; RUIZ, R. R. Arte como experiência em uma Abordagem Triangular ou sobre o ensino de pintura em zigue zague. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.125069. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/125069. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Abordagem Triangular: 30 anos