Arte na Pedagogia: processos educativos de poetizar, fruir e conhecer arte. As surpresas do poetizar, fruir e conhecer arte

Autores

  • Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi Universidade Federal de São Carlos — UFSCar, Sorocaba/SP
  • Mirian Celeste Martins Universidade Presbiteriana Mackenzie — MACKENZIE, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.117499

Resumo

Arte na Pedagogia: processos educativos de poetizar, fruir e conhecer arte. As surpresas do poetizar, fruir e conhecer arte

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi, Universidade Federal de São Carlos — UFSCar, Sorocaba/SP

Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos/Campus Sorocaba, onde lidera o GIAPE – Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais. Vice-líder do GPAP – Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia. Membro do Fórum de Educação Infantil de Sorocaba e Região. Mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação/USP.

Mirian Celeste Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie — MACKENZIE, São Paulo/SP

Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie no curso de Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura. Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica. Mestre em Artes e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Líder dos grupos de pesquisa em Mediação Cultural: Contaminações e Provocações Estéticas (GPeMC) e Arte na Pedagogia (GPAP).

Referências

BARROS, Manoel de. Escritos em verbal de ave. São Paulo: Leya, 2011.

FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e. Arte na educação escolar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e. Metodologia do Ensino de Arte: fundamentos e proposições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

LEGO, Carl; IRWIN, Rita. A/r/tography: always in process. In: ALBERS, Peggy; HOLBROOK, Teri; FLINT, Amy Seely (ed.). New methods in Literacy Research. New York: Routledge, 2013. p. 150-162.

MARTINS, Mirian Celeste; LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. A Arte na Pedagogia e a formação do professor para Educação Infantil e Anos Iniciais: inquietações e esperanças. Revista Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 6, n. 2 p. 23-36, maio/ago. 2015. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/8350. Acesso em: 16 abr. 2021.

MARTINS, Mirian Celeste; LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. Um fio narrativo de histórias: professoras pioneiras das artes visuais no curso de Pedagogia. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 116-132, abr. 2020. ISSN 2357-9854. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/96953/56559. Acesso em: 16 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2021-08-08

Como Citar

LOMBARDI, L. M. S. dos S.; MARTINS, M. C. Arte na Pedagogia: processos educativos de poetizar, fruir e conhecer arte. As surpresas do poetizar, fruir e conhecer arte. Revista GEARTE, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.117499. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/117499. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Arte na Pedagogia: processos educativos de poetizar, fruir e conhecer arte