Por uma cultura material cíclica da arte e do artesanato
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.103590Palavras-chave:
Arte. Artesania. Paisagem. Ecologia.Resumo
O desenvolvimento da minha prática artística, nos últimos anos, tem levado à busca e compreensão do próprio território como gerador de ecossistemas naturais e culturais que nos ligam intimamente ao lugar. Conhecer este lugar e a partir dele é uma premissa fundamental na realização de uma intervenção artística na paisagem. Entendo este processo criativo como uma colaboração com o ecossistema: a árvore, a terra, a água, os animais e, por extensão, o camponês, o artesão ou o pastor, são também uma parte ativa e transformadora do próprio trabalho. O processo de trabalho na natureza me coloca em contato com a realidade cotidiana, não só da paisagem, mas das pessoas que nela vivem, seus privilégios e suas dificuldades. Usar os materiais do próprio ambiente torna-se uma ferramenta de pesquisa para trabalhar, para entender o processo cíclico de transformações contínuas sobre o qual a paisagem é desenhada. O artesanato tradicional, a agricultura orgânica e o pastoreio extensivo têm sido grandes fontes de inspiração no meu processo de trabalho, revalorizando uma cultura material cíclica, que parte dos recursos próprios do território sem gerar resíduos externos. A relação com os moradores dos ambientes em que trabalho costuma ser muito próxima. Às vezes os processos de trabalho são participativos ou propostas colaborativas são geradas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.