Por uma cultura material cíclica da arte e do artesanato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.103590

Palavras-chave:

Arte. Artesania. Paisagem. Ecologia.

Resumo

O desenvolvimento da minha prática artística, nos últimos anos, tem levado à busca e compreensão do próprio território como gerador de ecossistemas naturais e culturais que nos ligam intimamente ao lugar. Conhecer este lugar e a partir dele é uma premissa fundamental na realização de uma intervenção artística na paisagem. Entendo este processo criativo como uma colaboração com o ecossistema: a árvore, a terra, a água, os animais e, por extensão, o camponês, o artesão ou o pastor, são também uma parte ativa e transformadora do próprio trabalho. O processo de trabalho na natureza me coloca em contato com a realidade cotidiana, não só da paisagem, mas das pessoas que nela vivem, seus privilégios e suas dificuldades. Usar os materiais do próprio ambiente torna-se uma ferramenta de pesquisa para trabalhar, para entender o processo cíclico de transformações contínuas sobre o qual a paisagem é desenhada. O artesanato tradicional, a agricultura orgânica e o pastoreio extensivo têm sido grandes fontes de inspiração no meu processo de trabalho, revalorizando uma cultura material cíclica, que parte dos recursos próprios do território sem gerar resíduos externos. A relação com os moradores dos ambientes em que trabalho costuma ser muito próxima. Às vezes os processos de trabalho são participativos ou propostas colaborativas são geradas.

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Biografia do Autor

Lucía Loren Atienza, Universidad Nebrija y Instituto Nebrija de Competencias Profesionales, Madrid

Licenciada Bellas Artes, Universidad Complutense de Madrid. Docente del Grado de Bellas Artes de la Universidad Nebrija y en el Instituto Nebrija de Competencias Profesionales. Pertenece al Grupo Nebrija de Estudios Transversales en Creación Contemporánea ETCC. Docente MIAM, Máster Oficial Investigaciones Artes, Música y Educación Estética, UJA. Mi línea de investigación gira en torno a las prácticas de arte contemporáneo que integran una reflexión socio- ambiental de nuestra relación con el territorio, articulando praxis colaborativas, procesos de intervención social e integrando estas experiencias en contextos educativos inclusivos.

Publicado

2020-11-23

Como Citar

LOREN ATIENZA, L. Por uma cultura material cíclica da arte e do artesanato. Revista GEARTE, [S. l.], v. 7, n. 3, 2020. DOI: 10.22456/2357-9854.103590. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/103590. Acesso em: 30 abr. 2025.